Chuva forte deixa desalojados e causa alagamentos no Espírito Santo

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, duas pessoas estão desalojadas em Cariacica e outras seis em Ibiraçu.

Muro desabou e atingiu casa em Nova Carapina I, na Serra

Muro desabou e atingiu casa em Nova Carapina I, na Serra

A chuva forte que atinge o Espírito Santo desde quarta-feira (9) deixou oito pessoas desalojadas, sendo duas delas em Cariacica, na Grande Vitória, e seis em Ibiraçu, no Norte do estado.

As informações foram divulgadas pela Defesa Civil no início da tarde desta quinta (10). Alagamentos foram registrados em diferentes regiões. O alerta de temporal permanece para o todo o Espírito Santo.

Ibiraçu, que registrou o maior número de desalojados, é a segunda cidade onde mais choveu no estado, acumulando 145,96 milímetros nas últimas 24 horas.

Na madrugada desta quinta, um grave acidente foi registrado na cidade e dois homens morreram após o carro em que estavam bater contra uma carreta na BR-101.

Chuva alagou casa em Ibiraçu

Chuva alagou casa em Ibiraçu

Já na Serra, que ocupa a primeira posição no ranking estadual, choveu 148,80 milímetros no mesmo período de tempo.

Um muro desmoronou no bairro Nova Carapina I, provocando danos em uma casa. Ninguém ficou ferido.

A Serra também é a única cidade do estado com risco alto para deslizamentos, segundo a Defesa Civil. Outras 14 cidades, incluindo a capital Vitória, possuem risco moderado para fortes chuvas e deslizamentos.

De acordo com o major Siwamy Reis dos Anjos, chefe do Departamento de Resposta da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Estadual, a atenção das equipes está sendo mais voltada para as regiões Sul e do Caparaó, que também registraram grande volume de chuvas e que possuem menos estrutura para lidar com os riscos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do Sul capixaba, uma câmera registrou o momento em que uma rua cedeu e um carro caiu de um barranco nesta quarta. Em Castelo, também no Sul, ruas ficaram alagadas.

Chuva deixou ruas alagadas em Castelo

Chuva deixou ruas alagadas em Castelo

Um muro e a marquise da varanda de uma casa também desabaram no bairro Alzira Ramos, em Cariacica. Já em Colatina, um outro muro também desmoronou.

Além da Serra e de Ibiraçu, outras cinco cidades (Irupi, Iúna, Fundão, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante) registraram um acumulado de chuvas de mais de 100 mm nas últimas 24 horas.

Duas rodovias estaduais estão totalmente interditadas em função das chuvas no Sul do estado: a ES-379, no trecho entre Castelo e Morro de Vênus, e a ES-165, no trecho entre Muniz Freire e Morro de Vênus.

Leia mais

Leia também