Chuva forte alaga ruas do Rio e faz Defesa Civil acionar sirenes de alerta

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Defesa Civil do Rio de Janeiro acionou as sirenes em 35 comunidades das zonas sul, norte e oeste na noite desta quinta-feira (31) por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. A sirene alerta os moradores a adotar medidas de segurança como desligar a chave geral de energia elétrica e fechar o gás, separar documentos e remédios controlados, reunir a família e ir para um local seguro.

Apesar da chuva forte, não foram registrados desmoronamentos na cidade. Vários pontos, no entanto, foram alagados e a cidade ficou em estágio de alerta das 23h15 à 1h30. Na madrugada, segundo o Centro de Operações Rio, a cidade voltou ao estágio de atenção, menos grave, porque não havia previsão de temporais para as próximas horas.

Até as 3h foram registradas 54 ocorrências relacionadas à chuva, como a formação de bolsões de água em vários pontos, alagamentos, quedas de árvores e deslizamento de pedras na estrada da Gávea.

Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), as áreas mais atingidas foram as zonas sul e norte. Na noite de quinta, ele foi ao Centro de Operações acompanhar a situação. “Peço a todos que evitem se deslocar pela cidade”, disse.

Por causa da chuva, no início da madrugada desta sexta (1) o sindicato que representa os garis do Rio decidiu interromper a greve iniciada pelos trabalhadores na segunda (28). “Vamos nos juntar para ajudar a população pela chuva que está caindo. Nossa greve está suspensa até 0h de segunda-feira”, disse o presidente do sindicato, Manoel Meireles.

No dia 15 de fevereiro, Petrópolis, na região serrana do Rio, viveu o maior desastre de sua história recente por causa de um temporal que matou ao menos 233 mortos, quatro desaparecidos e centenas de pessoas desabrigadas.

Um mês depois, outra chuva forte provocou a morte de seis pessoas. Foram registradas mais de 700 ocorrências, sendo a maior parte de deslizamentos. Segundo a prefeitura, 522 casos ocorreram próximos a residências, afetando diretamente as estruturas ou as colocando em risco.

Leia também

Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 65 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2483 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (21). Com isso,...

Dormir mal pode contribuir para o ganho de peso?

Depois de uma noite inteira acordado, o que você gostaria de comer? Certamente não seria uma salada. Em...

Com ajuda da K9 Jade, PM apreende drogas e detém duas pessoas em Nova Venécia

  Duas pessoas foram detidas e drogas foram apreendidas pela Polícia Militar, na tarde deste domingo, dia 22, no...

Carnês do IPTU Premiado começam a ser entregues a partir do dia 1º de junho em Barra de São Francisco

Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco lançou, na tarde desta terça-feira, 24, na sede da Secretaria Municipal...

AUXÍLIO BRASIL: Confira calendário dos novos grupos que recebem o benefício

Nesta semana, os grupos com Número de Inscrição Social (NIS) de finais de 4 a 8 recebem o...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (02)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...