Chuva deixa desalojados no Espírito Santo e sinal de alerta continua

De acordo com a Defesa Civil estadual, dos 194 desalojados, 180 são moradores de Castelo, no Sul do ES.

Chuva alagou bairros em Castelo, no Sul do ES.

Chuva alagou bairros em Castelo, no Sul do ES.

Subiu para 194 o número de pessoas desalojadas em razão das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo. Desse total, 180 pessoas são moradoras de Castelo, no Sul do Espírito Santo, onde o rio que corta a cidade transbordou e água inundou casas.

As informações são do mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (11). Além dos desalojados de Castelo, outras oito pessoas estão desalojadas em Cariacica, na Grande Vitória, e seis em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo.

De acordo com o boletim anterior da Defesa Civil, divulgado na noite de quinta-feira (10), havia 14 desalojados no estado.

Fortes chuvas foram registradas em regiões de todo o estado. A Região Sul concentra o maior número de estragos provocados pela água. Esse é o caso de Castelo, onde pelo menos três bairros ficaram alagados após o Rio Castelo atingir a cota de inundação.

Pequenos deslizamentos e quedas de árvores também foram registrados na cidade, assim como Cachoeiro de Itapemirim.

Em Alegre, uma casa ficou alagada e outra foi atingida por uma enxurrada. Já em Muniz Freire, estradas que ligam a alguns distritos estão interditadas e a enchente também atingiu casas.

Em Mimoso do Sul, a estrada que liga o centro da cidade à comunidade Paraíso caiu parcialmente e também está interditada.

Na Grande Vitória também houve estragos. Em Cariacica, dois muros desabaram, atingindo casas. No bairro Presidente Médice, parte de uma residência desabou, deixando uma família desalojada.

Já na Serra, um muro caiu e destruiu uma casa em Nova Carapina I. Uma loja de brinquedos em Laranjeiras também ficou alagada.

Os municípios de Pancas, Venda Nova do Imigrante e Ibatiba registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas. Em Pancas, que lidera o ranking, choveu 81.04 milímetros.

A quantidade de chuvas, no entanto, já é menor do que a registrada nesta quinta-feira (10), quando chegou a chover 183.84 milímetros na Serra.

Entre as cidades da Grande Vitória, Cariacica foi a região onde mais choveu, acumulando 71,08 milímetros de chuva em 24 horas.

De acordo com a Defesa Civil, seis municípios do estado possuem risco alto para chuvas fortes e deslizamentos. São eles: Serra, Fundão, Ibiraçu, Iúna, Castelo e Conceição do Castelo.

Leia mais

Leia também