Chamada internacional apoia pesquisas em ciências de dados para melhorar saúde de mulheres e crianças

Pesquisas que envolvam a análise de dados para melhoria da saúde das mulheres e das crianças podem receber apoio do programa internacional Grand Challenges Explorations (GCE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). As inscrições para a chamada pública terminam no dia 28 de setembro.

Por meio da parceria entre a Fundação Bill & Melinda Gates, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Governo Federal, serão repassados até R$ 550 mil às propostas selecionadas. Além disso, um projeto realizado no Espírito Santo receberá mais R$ 137,5 mil da Fapes.

O programa selecionará propostas inovadoras que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e a saúde das crianças no Brasil e propor soluções nessas áreas.

Além disso, a chamada incentiva o envio de propostas que considerem os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na saúde desses grupos.

Acesso a bancos de dados

Quem participar da chamada pública do Grand Challenges Explorations terá acesso aos bancos de dados vinculados ao Ministério da Saúde (DATASUS) e à Fundação Osvaldo Cruz, por meio da Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS/FIOCRUZ) e ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS/FIOCRUZ).

O CIDACS disponibilizará aos pesquisadores datasets da Coorte de 100 milhões de brasileiros que têm dados entre 2006 e 2018 oriundos do Cadastro Único (CadUnico), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do programa Bolsa Família e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Acesse mais detalhes sobre os dados disponíveis nas três plataformas.

Inscrições

O recebimento de propostas para a chamada do GCE segue até o dia 28 de setembro. Os projetos devem ser encaminhados, em português e inglês, ao CNPq através do Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas. Para enviar seu projeto, o proponente deve ter vínculo formal com a instituição de pesquisa brasileira, a qual precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.

Grand Challenges Explorantions

A chamada pública do Programa Grand Challenges Explorations (GCE) é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Bill & Melinda Gates e o (Confap).

Este é o segundo edital lançado pelo programa e é voltado exclusivamente para projetos no Brasil sobre o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”.

SERVIÇO:
Chamada do Programa Grand Challenges Explorations
– Tema: Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil
– Diretrizes da Fapes
 Informações de envio de projetos
Submissão de propostas até 28 de setembro

Leia mais

Rede de Ouvidoria realiza videoconferência para capacitação em transparência pública

A Rede de Ouvidoria do Estado realizou a sua primeira reunião do ano na tarde desta...

Hospital de referência para Coronavírus no Espírito Santo troca corpos de vítimas

Os corpos de duas pessoas foram trocados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, no Espírito Santo, na quinta-feira (25). De acordo...

Saúde habilitou 1.134 leitos de UTI pelo Brasil nesta quinta-feira

Coletiva de imprensa com os ministros no Palácio do Planalto para tratar sobre as ações de enfrentamento no...

Governo sanciona lei que regula pagamento de auxílio a trabalhadores

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regula o pagamento de auxílio para trabalhadores que tiveram redução de salário e jornada ou tiveram...

Leia também

14 partidos têm candidatos a vereador em Nova Venécia

O Cartório Eleitoral, de Nova Venécia, acaba de divulgar a relação da quantidade de solicitação de registro de candidaturas, por Partido, para a disputa...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (27) tem previsão de chuva na região Norte do país

Neste domingo (27), o tempo segue com chuva em grande parte da região Norte do país, com chance de fortes temporais. Tempo firme fica...

Nordeste segue com chuvas restritas à costa leste da região, neste domingo (27)

No Nordeste brasileiro, a previsão do tempo para este domingo (27) é de chuva na costa leste da região, entre Natal (RN) e o...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo firme, neste domingo (27)

A presença de um sistema de alta pressão inibe a formação de nuvens mais carregadas e mantém o tempo firme na região Sudeste do...