Cesan apresenta relatórios de execução da terceira etapa de esgotamento sanitário em Nova Venécia

Visando dar transparência e validando a parceria, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), por meio do gestor operacional, Heverton da Costa Ramos, apresentou ao prefeito de Nova Venécia, André Fagundes, na tarde desta quarta-feira (24), os relatórios de execução das obras que contemplam a terceira etapa de esgotamento sanitário no município.

Na oportunidade, também estiveram presentes, representando a Cesan, o engenheiro fiscal, José Rodrigo, e as analistas sociais, Luzinete dos Santos e Sanny Araújo.

As obras da terceira etapa do esgotamento sanitário em Nova Venécia contemplam os bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e o Córrego da Serra. A obra, que prevê investimentos de cerca de R$ 7 milhões, é de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Cesan, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia.

Com mais esta etapa concluída, a cidade vai passar a contar com 90% de todo o esgoto da sede tratado, por meio do Sistema de Esgotamento Sanitário, desenvolvido junto à Cesan. A quarta etapa passa por processo de planejamento pela empresa.

“Apresentamos ao prefeito como está o andamento das obras de esgotamento sanitário no município, fortalecemos a parceria, tiramos dúvidas e ouvimos sugestões. Temos o planejamento de realizar reuniões com o Poder Executivo todo mês para sempre atualizar os dados à atual administração. Esta a terceira etapa está bem adiantada. Começamos em outubro de 2020 e aguardamos a finalização do estudo da quarta etapa para, também, executar e finalizar as obras até outubro de 2022’, disse a analista social da Cesan, Sanny Araujo.

Após concluído, o sistema fará com que 6 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados, diariamente, sem tratamento, na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.

O prefeito André Fagundes fala da importância do projeto para Nova Venécia. “Quando se investe em esgotamento sanitário, se investe, também, em saúde a longo prazo. Em breve, será licitada a quarta etapa, que contempla o bairro Aeroporto. Daí, então, teremos praticamente todo o nosso município contemplado na questão do esgotamento sanitário, que é um passo a mais para se conseguir a pavimentação desses bairros onde ainda não há a infraestrutura e a gente vai trabalhar a cada dia com muito empenho pra conseguir dar qualidade de vida a todos os moradores dessas localidades que ainda dependem de saneamento básico e pavimentação”, disse.

As obras envolvem a construção de elevatórias de esgoto bruto, além da instalação de tubulações. Nas duas primeiras etapas do projeto, que já foram concluídas, foram investidos R$ 40 milhões.

 

Leia mais

Leia também