Centro-Oeste: Campo Grande (MS) reelege Trad e capitais de GO e MT vão para o segundo turno

A capital de Mato Grosso do Sul já conhece bem o seu novo gestor. O atual prefeito da cidade, Marquinhos Trad (PSD), foi reeleito após obter 52,5% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na região Centro-Oeste, Goiânia e Cuiabá vão conhecer seus prefeitos apenas no segundo turno. Houve lentidão na soma dos votos em boa parte do Brasil, provocando atraso nos resultados. Por não ter municípios, o Distrito Federal não participa das eleições municipais.
 
Atual prefeito de Campo Grande, Trad o cargo que também já foi do irmão, Nelson Trad Filho. Na última pesquisa Ibope, realizada entre 9 e 11 de novembro, o prefeito já despontava na frente. O então candidato foi avaliado como ótimo ou bom por 53% dos entrevistados. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno no estado registrou quatro candidatos e três eleitores presos por boca de urna. Em relação às urnas, das mais de seis mil, houve troca ou ajuste em apenas 42 unidades.

TSE descarta ataque hacker e admite atraso na contagem de votos

Não votou? Saiba como justificar a ausência nas urnas nas Eleições 2020

Minas Gerais lidera número de candidatos presos nas Eleições de 2020

Goiás

Em Goiânia (GO), o segundo turno vai ser disputado entre Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD). O candidato emedebista, de 71 anos, está internado no hospital com Covid-19 e foi entubado nesse domingo (15) no hospital Albert Einstein, em São Paulo, de onde acompanhou o resultado do primeiro turno.
 
Vilela foi diagnosticado com a doença em 20 de outubro e foi internado em um hospital da cidade. Sete dias depois, ele recebeu o diagnóstico de 75% de inflamação nos pulmões, chegando a um nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. Maguito já foi governador, deputado federal constituinte e prefeito em Jataí (GO).Ele obteve 36% dos votos. 
 
Já Vanderlan Cardoso, que conquistou 24,6% do eleitorado, é empresário e foi eleito em 2018 como senador. Ele concorre agora à cadeira na prefeitura.

Arte: Brasil 61

O último boletim do Tribunal mostrou que três candidatos foram presos por boca de urna em Goiás. Oito eleitores também foram presos pelo mesmo motivo e outros três foram presos por outros motivos, como corrupção eleitoral e divulgação de propaganda. Em relação às urnas, as seções contaram com 12,8 mil máquinas, sendo que 60 tiveram que ser substituídas durante a votação.

Votação para senador em Mato Grosso

Já em Mato Grosso, os mais de 2,3 mil eleitores aptos escolheram também um senador. A nova votação foi anunciada após cassação do mandato da senadora Selma Arruda (Podemos), após condenação por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral. O vencedor vai permanecer no cargo por seis anos, e não oito como os eleitos em 2018.
 
Para a prefeitura, a capital Cuiabá vai ter segundo turno. A disputa fica restrita entre os candidatos Abilio (PODE) e Emanuel Pinheiro (MDB), que tenta a reeleição.  
Pelo menos 20 pessoas foram detidas pela Polícia Federal nesse domingo. De acordo com a PF, a prisão ocorreu em Cuiabá por compra de votos. Conforme o boletim, um grupo de candidatos estaria pagando o combustível em troca de votos num posto de combustível do Bairro Parque Atalaia.
 
Das 6.633 urnas presentes nas seções eleitorais, 38 tiveram que ser substituídas durante o pleito deste domingo.

Agência Brasil

Leia mais

Prefeitura de Boa Esperança autoriza o funcionamento de feira com restrições

A feira realizada na Avenida Democrata, no trecho...

NV: família se abriga dentro de colchão Box para se proteger de tempestade que destruiu casa

Uma casa foi totalmente destruída, tendo o telhado completamente arrancado, e até o poste de energia ficou sobre a casa, no Assentamento 13 de...

Polícia recupera veículo em local movimentado em bairro de São Gabriel da Palha

Após informações do Serviço de Inteligência de que na Rua Belmiro Borchart, Cachoeira da Onça, em São Gabriel da Palha, neste sábado, 06/06/2020, por...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta segunda-feira (5)

Previsão de tempo com chuva isolada e passageira na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (5), no litoral paulista, Rio de Janeiro e Espírito...

Leia também

Dega do Altoé quer atuar em prol dos mais necessitados

Pela quarta vez disputando eleição, José Pereira Sena, 59 anos, mais conhecido como Dega do Altoé, foi eleito a vereador de Nova Venécia para...

Prefeitura de Guarapari adia provas de concurso público por tempo indeterminado

O motivo, segundo comunicado divulgado pela administração municipal,...

Novo aumento! Gás de cozinha pode chegar a R$ 80 nas distribuidoras da Grande Vitória

Cozinhar o arroz, o feijão, preparar a carne...