Centro de Referência Provisório para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 será na UPA de Nova Venécia

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), entre o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário Municipal de Saúde, Felipe Barbosa dos Santos, ficou definido que será montado um espaço exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19) no município.

Após análises e avaliações sobre possíveis locais para montar o Centro de Atendimento Provisório, os gestores chegaram à conclusão de que a estrutura da UPA, próximo à Rede Cuidar Norte – onde está sendo construída a Vila Olímpica, é o melhor local a ser adaptado para atender pacientes que apresentarem sintomas da doença.

A princípio havia sido cogitada a possibilidade de que o Centro fosse montado na Unidade de Saúde Xaph Abraão (PA de Nova Venécia), mas chegaram ao entendimento de que a estrutura e a localização da UPA favorecem esse tipo de atendimento. “Estamos nos preparando para que não falte assistência aos venecianos que por ventura apresentem os sintomas gripais onde há suspeita de Covid-19. A ideia é que as pessoas sintomáticas tenham esse local exclusivo disponível para se dirigirem e, nesse caso, especificamente para tratar dessa questão, evitando que fiquem circulando pelo município, procurando atendimento, enquanto se expõem e expõem também os outros ao coronavírus”, diz o secretário Felipe Barbosa dos Santos.

O local vai começar a ser preparado já nesta semana com as intervenções necessárias para que seja adaptado para a oferta dos atendimentos. A equipe que vai atuar no Centro de Atendimento Provisório vai contar com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Leia mais

Leia também