Cemaden desenvolve aplicativo para monitoramento da covid-19 nos bairros

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) trabalha no desenvolvimento de um aplicativo para monitoramento da covid-19 dentro dos municípios, mostrando a presença da doença e o número óbitos em cada bairro. A ferramenta de georreferenciamento deve subsidiar a ação de agentes e gestores de saúde para desenvolver ações melhor direcionadas contra o novo coronavírus.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), que nesta semana disponibilizou mapas e dados georreferenciados do monitoramento do vírus no município. É possível ver em quais locais da cidade há maior número de casos e óbitos pela doença.

Aplicativo criado na USP permite diagnóstico da covid-19 por meio de radiografia do pulmão

O Cemaden é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo do órgão é monitorar ameaças naturais e fazer alertas antecipados para reduzir o número de vítimas fatais. De acordo com o órgão, o Escritório das Nações Unidas recomenda o aprimoramento das capacidades nacionais para lidar também com desastres biológicos, como a pandemia.

A ideia é que o aplicativo, depois de pronto, seja disponibilizado para outros municípios pelo Brasil.

Leia mais

Leia também