Celso Teixeira foi vítima de bandidos em Água Doce do Norte

Confira uma das vítimas que o bandido tentou enganar.

O aguadocense Celso Teixeira passou por momentos difíceis durante a última quarta-feira, 10 de junho de 2020, tudo porque seu número telefônico acabou sendo clonado por bandidos que mantiveram contato com algumas pessoas da agenda de Celso, solicitando uma possível transferência em dinheiro.

Celso ficou de mãos atadas sem saber o que fazer, vários amigos entraram em contato com seus familiares avisando sobre a fraude, felizmente, nenhuma pessoa foi vítima do golpe do estelionatário.

“Desconfiei porque eu e Celso nunca tivemos uma proximidade tão grande ao ponto de fazer um pedido desses através do Whatsapp, mas se fosse um parente ou amigo mais próximo, o risco de se tornar vítima seria enorme” disse um dos contatos de Celso que foi alvo do bandido.

Celso nos disse que o bandido iniciou o golpe através de uma ligação telefônica, o argumento utilizado foi por conta de um veículo que Celso havia acabado de anunciar na plataforma do mercado livre. O bandido se identificou como funcionário da empresa e disse que uma fraude de duplicação estava ocorrendo no anúncio de Celso, então ele solicitou um código através de SMS que prontamente foi enviado por Celso, a partir deste momento o empresário aguadocense ficou sem Whatsapp e se tornou vítima do bandido que começou a enviar mensagens solicitando dinheiro para vários contatos de Celso.

Esse golpe tem se tornado comum entre os bandidos, a forma com que eles aplicam o crime sempre acaba sendo através de um sms solicitado pelo bandido, recentemente a aguadocense Lúcia Sodré também foi vítima do golpe, relembre clicando aqui.

Desde já é importante lembrar que todos os cuidados devem ser tomados para que um cidadão comum não se torne a próxima vítima, veja  nas informações abaixo.

Sobre o Golpe

O crime de clonagem de Whatsapp á atingiu 8,5 milhões de brasileiros, segundo as estatisticas. O levantamento mostra que, a cada dia, 23 pessoas seriam vítimas dessa modalidade de golpe em todo o país. Vazamento de conversas privadas, envio de links maliciosos para outros contatos e solicitações de dinheiro aos amigos estão entre os principais prejuízos trazidos pela clonagem do mensageiro.

Como se prevenir?

“Para clonar uma conta de WhatsApp, o cibercriminoso cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. Depois, ela é induzida a fornecer esse código ao hacker e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada”, portanto muito cuidado ao enviar códigos e informações pessoais para outros contatos, e se possível evite usar redes WiFi de estranhos, você pode ser a próxima vítima desse golpe que cresce a cada dia que passa no Brasil e no mundo.

Por Rodolpho Rocha / Site Portal ADN / Água Doce do Norte – ES

Leia mais

Cartórios podem regularizar CPF para solicitação do auxílio emergencial

Em breve, cartórios de todo o Brasil poderão oferecer a regularização do CPF – Foto: ...

Arbitral discute retomada do Campeonato Carioca

Está marcado para acontecer nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), o arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que...

Após acordo, rodoviários de Vitória encerram paralisação

Trabalhadores estão com três meses de salários atrasados e aceitaram proposta de pagamento parcelado da empresa. Assembleia aconteceu nesta segunda-feira (29) Os motoristas e cobradores...

Leia também

Mestre Bigu sofre tentativa de homicídio em Santa Luzia do Norte

A polícia militar de Ecoporanga foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio com arma de fogo, que ocorreu em Santa Luzia...

Enivaldo escolhe Elcimar para ser o homem forte da administração

O prefeito eleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), anunciou no início da tarde desta terça-feira (1) o primeiro nome de...

Bombeiros militares de Nova Venécia realizam Curso Especial para Tripulação de Embarcações

Na manhã desta segunda-feira (30), a 2ªCia do 2º Batalhão de Bombeiros, em Nova Venécia, iniciou o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de...