Ceasa adota medidas para minimizar risco de contaminação pelo novo Coronavírus

Com o objetivo de minimizar o risco de contaminação pelo novo Coronavírus, a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) instalou, nesta quinta-feira (02), cinco pias no pavilhão não permanente, conhecido como Pedra Alta. Também foi colocado um dispenser com sabão líquido. As instalações foram feitas para facilitar a higienização dos produtores, comerciantes, carregadores e compradores que circulam diariamente no mercado da Ceasa. 

A ação é uma iniciativa da Ceasa em parceria com assessoria de Políticas Públicas da Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O material utilizado foi recebido como doação, e a previsão é que mais pias sejam instaladas na próxima semana.

O diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, explicou que a instalação de pias é uma das medidas apresentadas em reuniões com entidades representativas da Ceasa, em tomada de decisão para o combate a proliferação do COVID-19, na Centrais. 

“A instalação foi possível com o material disponibilizado pela Sejus e a Seger, uma iniciativa importante que fortalece e reforça a prevenção ao vírus dentro da Ceasa, onde a circulação de pessoas é expressiva. Essa ação dá a oportunidade para as pessoas fazerem a higienização das mãos com mais frequência, evitando assim uma possível contaminação”, explicou Fernando Rocha.

Além desta medida, a Centrais em realizado diversas ações para prevenção ao COVID-19. Confira:

Mercado

– Recomendação para que pessoas acima de 60 anos e pessoas que se enquadram no grupo de risco, como portadoras de diabetes e de doenças crônicas, não comercializem produtos nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). A orientação é do governador Renato Casagrande e vale para quem vende e para quem compra mercadoria.

– Intensificação da limpeza e higienização do entreposto;

– Sabão líquido, água e papel em todos os banheiros e nas pias instaladas; 

– Cancelamento de visitas monitoradas;

– Empresas prestadoras de serviço terceirizadas devem cumprir as orientações de higienização e a fornecerem equipamentos de proteção individual aos funcionários.

– Servidores que atuam no Mercado trabalham com todas as medidas necessárias de proteção individual como: uso de máscara, luvas e higienização com álcool.

Administrativo

– Servidores trabalham de forma alternada nas modalidades presencial e remoto, de acordo com o Decreto 4604-R; os trabalhos administrativos internos são executados de 12h às 16h e pela manhã estão à disposição;

– Servidores do Mercado trabalham pela manhã, em regime alternado;

– Os atendimentos ao público acontecem na sala da Gerência de Mercado e são realizados por meio do portão de acesso;

– Servidores com duas férias vencidas estão em regime de férias desde o dia 23 de março de 2020;

– Recesso aos estagiários no período de 23/03 a 04/04/2020

 

Leia mais

Programação da 10ª semana do EscoLAR já está disponível para estudantes e professores

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta segunda-feira (15), a programação da 10ª semana do EscoLAR,...

Caixa disponibiliza cartão de débito virtual para clientes

  A Caixa Econômica Federal disponibilizou um cartão de débito virtual para mais de 100 milhões de correntistas, de forma gratuita. O serviço é uma...

Boa Esperança tem sete casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Esperança...

Leia também