CE: Pesquisadores usam a criatividade no desenvolvimento de equipamentos de baixo custo para o combate à Covid-19

Em meio à pandemia da Covid-19, o governo do estado do Ceará financia projetos de equipamentos essenciais no combate à doença. Entre eles, está um respirador de baixo custo, produzido por alunos da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Senai, entre outras instituições. 

O projeto foi desenhado a partir de um protótipo que  usa válvulas simples combinadas de controles, malhas fechadas, sistemas de medições e de realimentação. A expectativa é que o produto seja disponibilizado em unidades de saúde cearenses em até três meses. 

Outra iniciativa para salvar pacientes graves do novo coronavírus foi realizada no Hospital Regional do Cariri (HRC), onde uma máscara de mergulho foi adaptada para melhorar os níveis de oxigenação e diminuir o desconforto respiratório. Segundo os pesquisadores à frente do projeto, o produto pode possibilitar a diminuição dos casos de intubação entre pacientes. Vinte e quatro pessoas já testaram o equipamento, de acordo com o governo estadual.

15 projetos contam com apoio do SENAI para frear pandemia de Covid-19

Além disso, no final de junho foi dado início aos testes de um capacete de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado da Covid-19. 
 

Foto: Governo do Ceará

Leia mais

Leia também