CBH Barra Seca e Foz do rio Doce abre vagas para formação de nova plenária

Compartilhe

Na última sexta-feira (18), o Comitê de Bacia Hidrográfica Barra Seca e Foz do rio Doce abriu processo eleitoral para membros da Plenária a ser formada para o mandato 2022-2025. As inscrições estão sendo realizadas por meio virtual e ficam abertas até o dia 14 de março.

O CBH representa as áreas de drenagem do rio Barra Seca, no norte do Estado, e da região de foz do Rio Doce, em Linhares. Além do município, a região hidrográfica abrange parcialmente os municípios de Jaguaré, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vila Valério.

Podem se inscrever os usuários de água, representantes de empresas, do poder público e da sociedade civil organizada localizados na região.

O CBH Barra Seca e Foz do rio Doce é constituído por 15 membros titulares e 15 suplentes. A plenária é composta por cinco representantes do poder público, cinco representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e cinco representantes da sociedade civil organizada.

Os membros eleitos atuarão no mandato 2022-2025. Após a eleição, a nova plenária vai escolher a diretoria do CBH (presidente, vice-presidente e secretário executivo), que deve ter um representante de cada setor.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 14 de março, de forma virtual, por meio de um formulário

Todas as informações, regras, datas, formulários e endereços estão na Deliberação nº 001/2022 do CBH Barra Seca e Foz do rio Doce, publicada no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Acesse aqui

Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias. São órgãos colegiados normativos, deliberativos e consultivos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). Os representantes são eleitos a cada quatro anos.

O CBH Barra Seca e Foz do rio Doce foi instituído por meio do Decreto nº 3.792-R, de 20 de março de 2015, publicado no Diário Oficial do Estado, em 23 de março de 2015.

Leia também

ES: pai que não aceitava namoro de filho com mulher trans é suspeito da morte dela, polícia

  Trans foi assassinada para não testemunhar em júri da morte do namorado, diz polícia — Foto: Reprodução/Rede social Um...

Bolsonaro dobra número de viagens em 2022 e acumula eventos com perfil eleitoral

MARIANNA HOLANDA, MATHEUS TEIXEIRA E LUCAS MARCHESINI - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao município...

Polícia identifica integrante de grupo neonazista que ofendeu ativista negra do Espírito Santo

Edmar Alteff Xavier, de 25 anos, morador de Uberlândia, foi identificado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)...

CHUVAS NO NORDESTE: Defesa Civil Nacional reforça alerta no litoral

A Defesa Civil Nacional reforça o alerta para o risco de chuvas intensas nesta sexta-feira (27) e no fim...

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

As seis dezenas do concurso 2.484 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da...

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram hoje (25) uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto...

Receita abre nesta terça-feira (24/05), consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2022

A partir das 10 horas desta terça-feira (24/05), o primeiro lote de restituição do IRPF 2022 estará disponível...

Morre o secretário de Esportes de Jaguaré, Jairo Meira

  Faleceu no início da tarde desta segunda-feira (23), o secretário de Esportes de Jaguaré, Jair Jairo Manoel Meira, aos...