"Caveirinha", o carro blindado da PRF, é capaz de suportar tiros de fuzil • SiteBarra

“Caveirinha”, o carro blindado da PRF, é capaz de suportar tiros de fuzil

Equipada com 800 kg de blindagem, uma nova caminhonete já está sendo utilizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Espírito Santo para dar reforço em operações de combate ao crime que sejam de alto risco.

O nome oficial do novo veículo é Viatura Blindada de Operações Táticas. No entanto, nos bastidores, a caminhonete já ficou conhecida como “Caveirinha”, uma referência aos blindados de transporte de policiais, os chamados “Caveirões”, que são utilizados pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) no Rio de Janeiro.

Caveirinha é capaz de transportar até quatro agentes na cabine e foi adquirida para ser usada somente em ocorrências especiais, como por exemplo, em situações em que os policiais precisem entrar em áreas perigosas. Por isso, a super caminhonete não ficará nos postos da PRF, nas rodovias federais.

A blindagem do veículo é capaz de suportar tiros de fuzis calibre 7,62, além de outras armas de poder altamente destrutivo. Além disso, a caminhonete é equipada com um sistema de proteção contra artefatos explosivos que possam ser detonados ao redor dela.

Já os pneus são capazes de rodar até 30 quilômetros sem esvaziarem caso sejam atingidos por tiros.

Por outro lado, os agentes também podem revidar os disparos por meio de portinholas colocadas em pontos estratégicos do veículo.

Caveirinha, o carro blindado da PRF no ES, é capaz de suportar tiros de fuzil

Caveirinha, o carro blindado da PRF no ES, é capaz de suportar tiros de fuzil