Casagrande vai encaminhar Projetos de Lei à Assembleia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, neste domingo (22), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Desta vez, o governador anunciou que Projetos de Lei serão encaminhados à Assembleia Legislativa do Espírito Santo nesta semana no sentido de solicitar a decretação do Estado de Calamidade Pública em virtude do coronavírus. “Nosso objetivo é agilizar ainda mais e ampliar as ações administrativas no enfrentamento à pandemia. Isso vai permitir que tenhamos mais capacidade, menos burocracia e mais velocidade para atuarmos com os atos na administração pública. A Assembleia não tem faltado quando precisamos. Sempre estiveram ao lado e hoje falei com o presidente da Ales da importância dessa parceria nesse momento”, disse o governador.

Um dos projetos é para estabelecer normas diferenciadas de contratos de prestação de serviço, equipamento e servidores mais rápido, enquanto durar a pandemia. “Vamos precisar de mais gente na saúde. É um Projeto de Lei específico para dar as regras aos gestores nesse momento de crise”.

Outro Projeto de Lei tem o objetivo de reduzir as despesas pela redução da receita do Fundo Previdenciário. “Os servidores, hoje, contribuem com 14% no Fundo Previdenciário e o Estado com 22%. Com o Projeto, o Estado também passará a contribuir com 14%”.

Outra proposta que será encaminhada pelo governador é a que autoriza o Estado a fazer a reversão de fundos. “Temos diversos fundos vinculados a um órgão ou outro e se for preciso, podemos reverter esses fundos para o caixa do tesouro”.

Segundo Casagrande, esses projetos darão mais autonomia e elucidade nas ações nos próximos dias decorrente da redução de receita e pela pressa de tomar algumas medidas. “É uma legislação que permite a gente tomar decisões mais rápidas, mais eficazes e efetivas no enfretamento à crise”.

Leia mais

Detran|ES suspende aulas e provas práticas de direção a partir desta sexta-feira

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo...

Valteri Bottas vence GP da Áustria em dia de protestos contra o racismo

Depois de um hiato de 217 dias, a Fórmula 1 finalmente voltou à ativa com o Grande Prêmio da Áustria, neste domingo, 5. Uma...

Acesso ao crédito via maquininha pode aliviar caixa de pequenas e médias empresas amapaenses

A crise econômica causada pela pandemia tirou o sono de empresários e decretou a falência de negócios espalhados pelo Brasil. No Amapá, estado com...

Leia também

Deputado volta a criticar contratação de pátios de remoção pelo Detran/ES

O deputado estadual Enivaldo dos Anjos, presidente da CPI da Sonegação de Tributos da Assembleia e responsável por desestruturar a Máfia dos Guinchos no Espírito Santo...

Vítima de acidente em pedreira no interior é identificada

O homem que morreu em um acidente em...

Homem morre após ser atingido por bloco de granito em pedreira de Nova Venécia

Um homem morreu após ser atingido por um bloco de granito em uma pedreira localizada em São Gonçalo, no interior de Nova Venécia. O acidente...