Casagrande autoriza a realização de exposições e feiras no Espírito Santo

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (02), mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, por meio de videoconferência. Foram anunciadas mudanças nas regras para o funcionamento de cinemas, teatros, circos e similares. Serão incluídas na Portaria nº 100-R, da Secretaria da Saúde (Sesa), as normas sobre venda de ingressos, higienização dos espaços, capacidade das salas, distanciamento a ser observado pelo público, entre outras.

Também será autorizada a realização de exposições e feiras, desde que sejam observadas regras específicas pelos seus realizadores, como, por exemplo, protocolos relacionados à instalação de estandes, controle de acesso e à comercialização ou disponibilização de bilhetes, ingressos, vouchers ou credenciais.

Haverá ainda o acréscimo de regras voltadas aos parques de diversões, tais como: desinfecção de brinquedos e acessórios; demarcação de fluxos de entrada e saída de pessoas para evitar aglomerações; e a promoção de embarque e desembarque dos equipamentos sem contato físico entre visitantes e funcionários.

As normas são direcionadas apenas aos estabelecimentos localizados em municípios classificados como Risco Baixo de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19).

Novo Mapa de Risco Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (02), o 25º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (05) e o domingo (11). Do total de municípios capixabas, 76 estão classificados em Risco Baixo. Apenas dois estão em Risco Moderado (Piúma e São José do Calçado). Não há nenhum município em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

No caso dos municípios em Risco Moderado, a classificação se deu pelo fato de Piúma e São José do Calçado terem população inferior a 30 mil habitantes e registrado uma média móvel de óbitos superior a 0,1, ou seja, um óbito no período de 14 dias.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO: Piúma e São José do Calçado.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenco, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

 

Leia mais

Após obra de engordamento, erosão chama atenção na Praia de Camburi, em Vitória

Obra foi finalizada há dois meses. De acordo com a Prefeitura, a erosão é um processo natural de assentamento do material.

Biblioteca de Nova Venécia e ONG Recode ofertam cursos online gratuitos

A Biblioteca Municipal de Nova Venécia inovou e...

Governo Federal e municípios acertam medidas para garantir abastecimento

Governo Federal já entrou em acordo com os estados para garantir a circulação de cargas nas estradas – Foto: Arquivo/Detran/RS   O Ministério da Infraestrutura vai enviar uma...

Feriado terá atendimento especial nas unidades policiais do Espírito Santo

Em razão do feriado nacional do Dia da Independência, nesta segunda-feira (7), algumas unidades da Polícia Civil do Espírito Santo funcionarão em horário especial. Na Região Metropolitana,...

Leia também

Inmet emite alerta vermelho de chuva forte e ventos de até 100 km/h para o Norte e Noroeste do ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (25) um novo alerta vermelho de chuvas intensas para parte do Espírito Santo. O aviso meteorológico...

Confusão! Jovens marcam briga em shopping de Vila Velha e assustam frequentadores

Um grupo de jovens se envolveu em uma...

Centro-Oeste terá chuva em boa parte da região, nesta segunda (26)

No Centro-Oeste, a partir desta segunda-feira (26) a chuva ganha ainda mais força no sul de Mato Grosso do Sul, por influência das instabilidades...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta segunda-feira (26)

Previsão de tempo com chuva na região Sudeste do país, nesta segunda-feira (26). Atenção para um ciclone subtropical que deve se intensificar nos próximos...