Cartilha com informações do sistema financeiro para migrantes e refugiados é atualizada

Governo Federal atualiza cartilha com informações do sistema financeiro para migrantes e refugiados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública contribuiu para atualização, juntamente com a Agência da ONU para Refugiados e a Organização Internacional para as Migrações (OIM)
– Foto:
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A nova versão da Cartilha de Informações Financeiras para Migrantes e Refugiados, editada pelo Banco Central, foi atualizada. Na nova versão, a cartilha traz detalhes sobre regras para o cheque especial e agrega informações sobre abertura de conta corrente. 

As cartilhas estão disponíveis em português, inglês, francês, espanhol e árabe 

Desde janeiro de 2020, não há lista de documentos pré-determinada para abertura de conta de depósitos. Cabe às instituições financeiras adotarem os procedimentos que permitam avaliar perfil de risco do cliente e sua capacidade econômico-financeira, observadas as regras do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central.

De acordo com o diretor de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André Furquim, a Cartilha de  Informações Financeiras vem se somar à política migratória do Brasil como mais um instrumento de integração do imigrante à sociedade brasileira, neste instrumento materializado pela compreensão do nosso sistema financeiro e de conceitos e ideias de educação financeira.

“Tudo isso passa por uma etapa importante na vida de qualquer pessoa, seja nacional ou imigrante, que é a bancarização, ferramenta essencial para a garantia da autonomia das pessoas.”

A abertura de contas é o serviço financeiro mais demandado pelos refugiados e migrantes, segundo o Departamento de Atendimento Institucional, do Banco Central. A inclusão financeira facilita o envio seguro de remessas e o acesso ao mercado de trabalho formal e ao empreendedorismo.

“Abrir uma conta pode parecer algo banal para quem exerce normalmente suas atividades, mas faz toda a diferença para quem passa pelas dificuldades que os solicitantes de refúgio, os refugiados e migrantes em geral passam”, afirma o Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Mauricio Moura.

O coordenador-geral do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do MJSP, Bernardo Laferté, reforça que a Cartilha traz uma coletânea de informações práticas para a compreensão do sistema financeiro nacional, desde dúvidas mais simples, como abertura de conta corrente, até operações que têm impacto direto na vida dos imigrantes e dos refugiados, como o envio e o recebimento de recursos de/para o exterior, muito comum para essa população.

“Além disso, a Cartilha tem um duplo efeito, pois serve de explicação e informação para os imigrantes e os refugiados, mas também se comunica com as instituições financeiras ao apresentar esse público aos bancos e às instituições de pagamento.”

Vários setores da sociedade ajudam na distribuição do conteúdo aos interessados. São ONGs, governos municipais e estaduais, associações de migrantes, empregadores. O material é útil inclusive para as instituições financeiras, pois orienta sobre as características e necessidades especificas deste tipo de público.

“Esta nova edição da cartilha apoia o processo de inclusão financeira, que é a porta de entrada a uma série de serviços que potencializam suas capacidades e a integração na sociedade brasileira”, explica Paulo Sergio Almeida, Oficial de Meios de Vida do ACNUR no Brasil.

A cartilha também traz informações como operações de câmbio, remessas e recebimento de dinheiro do/para o exterior, empréstimos e alertas contra fraudes.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo nublado nesta sexta-feira (25)

Nesta sexta-feira, a região Centro-Oeste do país segue com o tempo nublado na maior parte dos estados, sendo que no Mato Grosso, Goiás e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Estados da região Sul devem ter tempo ameno nesta segunda-feira (21)

Neste domingo (20), a chuva na região Sul do país deve ficar restrita no norte e na faixa leste do Paraná, com acumulados que...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo com chuva, nesta quinta-feira (16)

Volumes mais altos de chuva ocorrem na região Nordeste do país, nesta quinta-feira (16), em Salvador e no norte do Maranhão. A chuva segue...

É HOJE! Salário dos servidores está nas mãos dos vereadores, Portal ADN realizará transmissão ao vivo a partir das 10h

Daqui a pouco, a partir das 10h tem uma sessão extraordinária muito importante para ser realizada...

Leia também

AM: Justiça Eleitoral condena prefeito de Urucurituba por propaganda eleitoral antecipada

O prefeito do município de Urucurituba, no Amazonas, foi condenado pela 3ª Zona Eleitoral do estado por propaganda eleitoral antecipada. Segundo a Justiça Eleitoral,...

Polícia Federal prende suspeitos de roubos na agências dos Correios de Água Doce do Norte

Dois suspeitos de roubos em agências dos Correios do Espírito Santo foram presos em uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (28). Segundo...

Pesquisadores brasileiros alertam comunidade internacional sobre risco de aumento de diversas doenças no país

Dez pesquisadores brasileiros publicaram uma carta na revista científica The Lancet, renomado periódico de medicina, em que fazem um alerta para o risco de...