Cartão ES Solidário: governo quer prorrogar pagamento de benefício por mais dois meses • SiteBarra

Cartão ES Solidário: governo quer prorrogar pagamento de benefício por mais dois meses

O governo do Espírito Santo vai prorrogar o pagamento do auxílio de R$ 200 por mais dois meses. O projeto de lei para a ampliação do benefício Cartão ES Solidário será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa. A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), nesta terça-feira (23).

O projeto encaminhado para a Assembleia prevê a ampliação do pagamento do auxílio aos beneficiários nos meses de dezembro e janeiro de 2022.

O benefício começou a ser pago em abril deste ano. Caso aprovado pela Assembleia, as datas exatas de pagamento dos meses de dezembro e janeiro ainda serão informadas.

Durante o anúncio, o governador destacou que, em novembro, o Cartão ES Solidário completou seis meses. Casagrande acredita que em janeiro, todas as microrregiões do estado estejam classificadas em risco muito baixo e as atividades estejam normalizadas.

“Queremos estender por mais dois meses, pois acreditamos que até o mês de janeiro todas as microrregiões capixabas deverão estar classificadas em risco muito baixo. Assim, todas as atividades deverão estar normalizadas”, explicou.

Cartão ES Solidário

O Cartão ES Solidário é destinado às famílias que já estão na base de dados do CadÚnico, caracterizadas pelo recorte de renda de extrema pobreza (renda de até R$ 147 por pessoa) e que incluem crianças de zero a seis anos no grupo familiar; idosos com mais de 60 anos; ou com pessoas com deficiência. De acordo com o governo do Estado, o benefício contempla 87 mil famílias.

O auxílio tem como principal objetivo oferecer às famílias selecionadas a possibilidade de adquirir alimentos e outros itens de primeira necessidade que considerarem essenciais, como gás de cozinha, roupas e até medicamentos.