Carnaval de Vitória pode virar patrimônio cultural imaterial da cidade

Reunião da comissão de cultura e turismo com os presidentes das escolas de samba e ligas responsáveis pelo Carnaval e sambistas.

Por Paulo Marcos / SiteBarra

Com  o número crescente de pessoas vacinadas e o Estado do Espírito Santo com 76 municípios em Risco Baixo, um dos setores mais prejudicados, o de eventos, já começa a se mover. E o carnaval Capixaba é um deles. As escolas de samba já estão a pleno vapor no planejamento e execução do Carnaval 2022.

Mas no próximo carnaval, quando a primeira agremiação pisar na avenida, a festa deverá estar em “outro patamar”. Considerado um dos melhores do Brasil, o desfile do Carnaval de Vitória pode ser considerado patrimônio cultural imaterial da cidade. É o que indica o projeto de lei do Vereador Anderson Goggi (PTB), presidente da comissão de Cultura e Turismo da Camâra Municipal de Vitória. Segundo a proposta, a manifestação popular divulga a cultura do Estado para o Brasil e o mundo, cria empregos e ressalta o potencial turístico da capital.

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial. É considerado patrimônio imaterial, as práticas e domínios da vida social, que são transmitido de geração a geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos.

O desfile em Vitória se iniciou na década de 50 com a organização da Unidos da Piedade (a primeira escola de samba capixaba). A novidade logo se espalhou pela Grande Vitória e as escolas desceram do morro para o asfalto. O desfile cresceu e tomou o lugar das batucadas, que aos poucos foram desaparecendo e se transformando em blocos ou escolas de samba.

No início dos anos 80, o desfile passou a ser organizado pelo Governo do Estado,  cresceu ainda mais, e a festa ganhou um presente em 1987, com a entrega, pela Prefeitura de Vitória, do Sambão do Povo, o segundo do gênero a ser inaugurado no Brasil, e palco dos desfiles.

Maior evento cultural do Estado, o Carnaval de Vitória é o terceiro melhor do Brasil, e realizado uma semana antes do ofícial, e se tornou famoso pelo slogan: “O Carnaval do Brasil começa aqui”. Além de agremiações de Vitória,o evento reúne agremiações de  Vila Velha, Serra e Cariacia.

Foto: Carnaval de Vitória