Carga de laranja com documentação sanitária adulterada é destruída

Compartilhe

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, no último sábado (14), uma carga de laranja proveniente de Aguaí, na região Centro-Leste do Estado de São Paulo, com a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) adulterada. A identificação foi feita pela equipe do Posto de Fiscalização do Instituto, em Bom Jesus do Norte, na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.

Ao consultar a PTV no sistema próprio, observou-se que a documentação era referente a um transporte de 2015, de Mogi Guaçu (SP) para o Rio de Janeiro (RJ). Segundo a equipe de fiscalização do Idaf, o infrator modificou origem, destino, numeração do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) e da PTV, além da validade do documento.

A Permissão de Trânsito de Vegetais é obrigatória para o trânsito interestadual de citros em geral. O documento é fundamentado por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), sem o qual não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro-agrônomo habilitado, é possível saber, por exemplo, se a carga está adequada, evitando a disseminação de pragas que possam afetar as lavouras, como o Greening, por exemplo.

A carga foi totalmente destruída e o responsável foi autuado.

Greening

O Greening é considerado a pior doença dos citros no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva aos pomares. A doença é caracterizada por provocar desfolha, seca e morte de ramos.

Para evitar a introdução de Greening e de outras pragas nos cultivos do Espírito Santo, o Idaf desenvolve um trabalho constante de fiscalização, seja na rotina de inspeção sanitária em propriedades rurais ou nos Postos de Fiscalização, por meio do controle do trânsito de vegetais.

Fiscalização

O Idaf conta com quatro postos de fiscalização localizados nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do Estado, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias.

Texto: Francine Castro

 

Leia também

Mazinho dos Anjos participa de cavalgada no interior de Água Doce do Norte

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), esteve no último sábado (25), participando de uma cavalgada no distrito...

No Brasil, 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio

No Brasil, quase 52 milhões de jovens não concluíram o ensino médio, seja por abandono escolar ou por...

Mineração: Ibram mostra balanço de 2023 e perspectivas para 2024

O Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) apresentou, na última quarta-feira (29), em sua sede, em Brasília, um balanço...

Marcelo Firmino agora é 55

O policial militar aposentado Marcelo Firmino, assumiu a presidência  da Executiva Municipal do PSD em Barra de São...

Índice da bolsa de valores brasileira registra leve alta

O Ibovespa inicia a terça-feira (28) em leve alta, mas permanece em 125 mil pontos. No dia, há...

AB Areias inaugura usina flutuante em lago de mineração

Com financiamento da Desenvolve SP, o Grupo AB Areias inaugurou, dia 22 de novembro, projeto inédito de uma...

Inscrições abertas para o Parcerias Sustentáveis 2024

A AngloGold Ashanti está com inscrições abertas para o programa Parcerias Sustentáveis 2024, plataforma de investimento social da mineradora que...

Escola de Barra de São Francisco recebe Prêmio Escola que Colabora

As escolas municipais e estaduais foram premiadas nesta segunda-feira, 27, por meio do “Prêmio Escola que Colabora” (PEC),...