Caravana de centenas de imigrantes percorre o México rumo ao norte

Compartilhe


HUIXTLA, México (Reuters) – Centenas de imigrantes da América Central e do Caribe atravessavam o México nesta quarta-feira (27), a mais recente de uma série de caravanas que tentaram chegar à fronteira dos Estados Unidos nos últimos meses.

Os EUA registram níveis recordes de imigração neste ano. Agentes da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP) apreenderam ou expulsaram mais de 1,7 milhão de imigrantes nos últimos 12 meses.

A maioria dos membros da caravana mais recente são famílias com crianças pequenas, de acordo com uma testemunha da Reuters que estimou que cerca de dois mil imigrantes estavam reunidos na terça-feira em Huixtla, no Estado de Chiapas do norte mexicano, para descansarem e receber cuidados médicos antes de retomar a viagem rumo ao norte.

Entre eles estava Arleth Chavez, da Guatemala, que percorreu cerca de 45 quilômetros com a caravana desde que partiu da cidade sulista de Tapachula no final de semana.

“Meus pés estão ardendo e doloridos por causa das bolhas”, contou Chavez. “Vou tão longe quanto Deus permitir.”

Imigrantes denunciam o demorado processo de asilo de Tapachula, localizada perto da fronteira sul do México com a Guatemala, e milhares partiram da cidade em uma série de caravanas neste ano, entre eles muitas famílias do Haiti.

Alguns integrantes da caravana mais recente almejam chegar à Cidade do México, onde esperam que o processo de asilo possa ser mais rápido, enquanto outros pretendem seguir para a divisa com os EUA.

27/10/2021
REUTERS/Daniel Becerril

27/10/2021
REUTERS/Daniel Becerril (Foto: DANIEL BECERRIL)
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Leia também

STF autoriza licença-paternidade de 180 dias para pais solo

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (12), por unanimidade, que servidores públicos que são pais solo têm...

Bombeiros resgatam tamanduá em poste de Colatina

Um morador registrou o resgate de um tamanduá na manhã desta quinta-feira (12), em Colatina, Noroeste do Espírito...

Suspeito de ser o chefe do tráfico é preso durante operação policial em Pinheiros

  Foi preso na tarde desta terça-feira (10), por policiais civis e militares um homem conhecido como “Porquinho”, de 28...

ES: homem é preso pela segunda vez em 48 horas por agredir a companheira

  Um homem de 44 anos foi detido pela segunda vez, em um intervalo de 48 horas, pela Guarda...

Brasil fecha Surdolimpíadas com o maior número de medalhas da história

O Brasil encerrou a participação nas Surdolimpíadas de Verão (Summer Deaflympics), no último domingo (15/05), em Caxias do...

Lâmpadas queimadas são substituídas no distrito de Poranga e Irmãos Fernandes pela prefeitura francisquense

Servidores da secretaria de Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, realizaram manutenção na iluminação pública no...