Capixaba de 109 anos vence a Covid-19 e recebe homenagem ao deixar hospital

Mesmo na UTI, dona Onória Maria Velbe não precisou ser intubada. A alta dela, nesta terça-feira (21), emocionou equipe médica e familiares.

Idosa de 109 anos vence a Covid-19 e recebe homenagem dos familiares no ES — Foto: Divulgação/ HGL

Uma idosa de 109 anos entrou para a lista dos capixabas que venceram a Covid-19. Dona Onória Maria Velbe teve alta nesta terça-feira (21), depois de quase uma semana de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Linhares (HGL), no Norte do Espírito Santo.

A recuperação de dona Onória emocionou médicos e enfermeiros da unidade, que fizeram questão de homenageá-la. A alta da paciente foi celebrada com balões, louvores e aplausos.

Idosa recebeu o carinho dos profissionais de saúde que cuidaram dela no ES — Foto: Divulgação/ HGL
Idosa recebeu o carinho dos profissionais de saúde que cuidaram dela no ES — Foto: Divulgação/ HGL

De acordo com o médico Rodrigo Tavares, que acompanhou a idosa nos dias em que esteve internada no HGL, ela deu entrada no hospital com sintomas gripais no dia 15 de julho e testou positivo para o coronavírus.

O quadro evoluiu com diarreia, coriza e um leve desconforto respiratório. Mesmo na UTI, dona Onória não precisou ser intubada.

“Toda a equipe está emocionada com essa história. A paciente é idosa, mas não possui comorbidades. Ela evoluiu bem ao tratamento ofertado no hospital. Dona Onória chegou com quadro de síndrome gripal. Hoje, está bem, consciente, orientada, afebril, devendo permanecer isolada em casa por 14 dias”, explicou o médico.

Afilha da paciente, Maria Vila Nova dos Santos, disse que dona Onória mobilizou correntes de oração de amigos. Para ela, a fé sustentou a família enquanto esperava por notícias positivas.

Meu muito obrigado a cada médico, enfermeiro, técnico e a toda equipe de profissionais que, de alguma forma, dentro do hospital contribuíram para que ele obtivesse essa cura. Toda nossa família é muito grata. Com fé em Deus a gente vence tudo”, relata a filha Maria Vila Nova dos Santos.

Até esta terça-feira, o Espírito Santo contabiliza mais de 51 mil pacientes curados do coronavírus.

São notícias como a de dona Onória, que reacendem a esperança nos corações de todas as pessoas espalhadas pelo mundo, ao saber que tudo pode dar certo. Os nossos profissionais de saúde atuam de forma incansável para proteger a população e salvar vidas”, disse a diretora do HGl, Maria Bernadeth Braz.

Leia mais

Leia também