Capacitações compõem a agenda de trabalho da Secretaria de Educação de Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia iniciou o mês de março abrindo sua agenda de trabalho capacitando os professores das escolas multisseriadas do campo.

As atividades foram realizadas no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de 38 docentes que atuam tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental. A capacitação faz parte das ações estratégicas para o Plano de Retomada das Aulas, que tem como objetivo mapear e diagnosticar a real situação das escolas do campo.

Durante o encontro, os profissionais receberam as orientações sobre o levantamento que precisa ser feito em cada unidade de ensino para identificação do estado da estrutura física, da quantidade de materiais e de outros aspectos que envolvam a organização e o bom funcionamento das escolas.

A secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, apresentou a real situação das instituições de ensino, as quais foram diagnosticadas através dos dados coletados e levantados pela equipe de transição. “Com os dados obtidos, realizamos o planejamento para o início do ano letivo e informamos sobre como está a situação em nossas unidades escolares para nortear nossos trabalhos”, disse.

Readequação do Currículo de Nova Venécia

Completando a agenda de formação dos professores, a Secretaria Municipal de Educação promove, ainda essa semana, a Readequação do Currículo de Nova Venécia, com a colaboração dos professores efetivos da rede, a fim de alinhar seus conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o contexto de pandemia.

Para a realização deste trabalho, a Secretaria contou com uma logística de distribuição dos professores por escolas-polos, conforme suas áreas de atuação. Estiveram reunidos na EMEF Dr Renato Araújo Maia, os professores do 1º ano;  na EMEF Maria Rodrigues Leite, os do 2º ano; na EMEF Stasnislaw Zucoloto, os do 3º ano; na EMEF Tito Santos Neves, os do 4º ano;  na EMEF Professora Claudina Barbosa, os do 5º ano; nas EMEF Dr Adalton Santos e EMEF Veneciano, os professores de 6º ao 9º ano.

Já toda a Educação Infantil da rede se dividiu em 5 polos: CMEI Lar de Fátima, CMEI Luzia Alvez de Lima, CMEI Regina Célia Meneguetti Frisso, CMEI Vera Lúcia Galvão e CMEITI Maria Luisa Dias Pestana, tudo pensado para segurança dos profissionais, além de dinamizar o estudo de cada componente curricular.

“Alinhar os conteúdos à BNCC é mais uma das ações para garantir que a qualidade do ensino chegue a todos os alunos. Durante o primeiro dia, os professores deram início à leitura do documento e à seleção dos conteúdos. Um momento riquíssimo de trocas de conhecimento, tornando o trabalho democrático e eficiente”, disse Wanessa Sechim.

Leia mais

Leia também