Cão que participou do resgate de vítimas em Brumadinho morre fazendo buscas em SC

Barney, o cão de busca do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, morreu no início da noite de sexta-feira (3) quando trabalhava na busca por desaparecidos no município de Içara, no Sul do estado. Segundo os Bombeiros, Barney pulou no rio após farejar uma possível vítima e não retornou.

Buscas por desaparecido

Na sexta-feira, Barney atuava junto de seu tutor na busca de homem de 60 anos desaparecido em Içara. Ao adentrar no rio para apontar uma possível vítima, o cão submergiu e não retornou. Os trabalhos contaram com botes, drone e mergulhadores. As buscas seguiram até a noite deste domingo, mas até esta publicação, o homem não foi localizado.

Segundo os bombeiros, ele desapareceu há alguns dias e as buscas estavam sendo feitas com drones e por terra. Após receberem a informação que a bicicleta deste homem foi vista boiando em um rio da região, iniciaram as buscas começaram no local com auxílio do cão.

Barney participou em fevereiro das buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. O animal era lotado no 5º Batalhão do Corpo Bombeiros em Lages (SC).

O corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, só foi encontrado por volta das 11h, deste domingo (5), em um rio em Sangão, no Sul do estado. Segundo informações da corporação, o animal foi levado pela correnteza depois de ter entrado na água durante buscas por um homem de 60 anos desaparecido, no Rio Urussanga em Içara, e não voltou mais à superfície na sexta-feira (3). Ele tinha 2 anos, atuava em resgates na terra e na água.

De acordo com os bombeiros, durante a operação, foram vasculhados locais com acúmulo de lixo e galhos de árvores, até que, em uma certa altura do rio aproximadamente 1,5 km afastado do local em que o cão submergiu. Ele foi encontrado boiando, preso em galhos de árvores na marginal direita do rio. O corpo do animal foi coletado da água, transportado até Içara.

(Trecho do Rio que o cão foi localizado pelos bombeiros.)

Uma cerimônia de despedida está marcada para a segunda-feira (6), às 11h, no Garden Pet, crematório de animais, em São José, na Grande Florianópolis. As corporações, comandantes e treinadores também prestaram homenagens pelas redes sociais.

De acordo com a instituição, o soldado BM Rangel, tutor de Barney, está abalado com a morte do cão e a corporação ofereceu apoio psicológico.

Rotina de treinamentos e brincadeiras

O animal era um dos dez cachorros que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina possui para operações. Em fevereiro, ele atuou no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Segundo o tenente Ian Triska, da comunicação dos bombeiros, o Barney teria ficado preso aos entulhos que estavam no rio, e acabou se afogando.

“Foi uma tragédia o que aconteceu. O trabalho do cão nunca é pular na água, nadar, ele late e aponta a área que vai fazer a busca. Mas, cada cão tem um temperamento, ele ficou excitado ao sentir algum odor na água e pulou. Como tinha muita coisa na água, lixo e troncos, ele não conseguiu sair. Inclusive, para ele, fazer uma busca é brincadeira, e acabou ficando preso no lixo. Estamos muito triste e estamos sentindo muito, pois nós cuidamos muito dos cães”, lamentou Triska.

O labrador tinha dois anos e uma rotina que envolvia treinamento, mas também reservava espaço para brincadeiras. Ele nasceu no dia 1° de novembro de 2015 e é neto de Ice, o primeiro cão a atuar como salva-vidas em Santa Catarina.

Fonte.. g1

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sul do país tem tempo com chuva, neste sábado (25)

A frente fria segue provocando chuva na região Sul do país, neste sábado (25), no Rio Grande do Sul, centro-oeste e sul de Santa...

Casagrande flexibiliza funcionamento do comércio em 72 municípios com risco baixo e moderado

Foto: Hélio Filho/Secom O governador do Espírito Santo, Renato...

Carreta tomba na rodovia que liga Nova Venécia a Boa Esperança

Uma carreta carregada com eucalipto tombou neste sábado, dia 28, na rodovia ES 130, que liga Nova Venécia a Boa Esperança. A carga ficou espalhada...

Leia também

Nova Lei do Gás pode ampliar infraestrutura de gasodutos em Macaé

O Projeto de Lei (PL) 6407/2013, também conhecido como Nova Lei do Gás, pode abrir o caminho para ampliação da rede de gasodutos em...

Novo marco legal do mercado de gás natural deve aumentar oferta do produto em Niterói

O novo marco legal do mercado de gás natural deve aumentar a oferta do produto em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, o município...

Colatina: mulher é espancada na frente dos filhos e escreve bilhete para pedir socorro

Um homem, de 25 anos, foi detido após espancar e manter a esposa presa dentro de casa, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo....

Congresso Nacional estabelece R$15 bilhões extras para combate à pandemia

Mais R$15 bilhões de reais serão injetados na conta de estados, municípios e Distrito Federal para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. É...