Candidato à vaga de desembargador do TJES visita Nova Venécia • SiteBarra

Candidato à vaga de desembargador do TJES visita Nova Venécia

O advogado, Luciano Olímpio, esteve em Nova Venécia na última sexta-feira (05), visitando escritórios e a 15ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na companhia do advogado veneciano, Eduardo Ventorim Moreira. A informação é da Rede Notícia.

Ele é um dos 35 nomes postulantes à uma cadeira do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Deste grupo, o conselho e mesa diretora da OAB-ES formará uma lista com 12 candidatos, que estarão habilitados a participar de uma eleição direta entre todos os advogados regularmente inscritos na seccional capixaba, no dia 14 de dezembro. Deste pleito, os 12 mais bem votados passam a ser elegíveis pela classe, que apresentará uma lista sêxtupla aos desembargadores do TJES que, em seguida, levarão uma lista tríplice ao governador do Estado, que fará o ato de escolha.

“Os Tribunais de Justiça do Brasil têm na sua composição, prioritariamente, juízes de carreira, magistrados que são promovidos por antiguidade ou merecimento. Além deles, há uma pequena parte desta composição destinada às classes dos advogados e dos promotores de justiça. Em função da aposentadoria recente de um desembargador e membro do Quinto, o Tribunal abriu essa vaga para provimento e, posteriormente à essa comunicação formal, a OAB abriu um processo seletivo para apresentar ao TJ uma lista sêxtupla”, disse Luciano.

O nome escolhido substituirá o desembargador Álvaro Manoel Rosindo Bourguignon, que chegou ao cargo em 1997, na vaga da OAB, destinada ao quinto Constitucional, cargo que ocupou até setembro de 2020. Ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado, em 2009.

Luciano tem 50 anos e é advogado há 26 anos, formado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia, mas é domiciliado em Vitória há 17 anos.