Campus do Ifes de Barra de São Francisco é inaugurado com presença do Ministro da Educação • SiteBarra

Campus do Ifes de Barra de São Francisco é inaugurado com presença do Ministro da Educação

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19 de novembro, a cerimônia de inauguração da sede do Campus Barra de São Francisco, localizado na Rodovia ES-320, km 118, Três Vendas/Valão Fundo.

Participam da solenidade o Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o Secretário de Educação Profissional do MEC, Tomás Sant’ana, o Governador do Estado, Renato Casagrande; o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos; a Senadora Rose de Freitas; o Deputado Federal, Evair de Melo; o Reitor do Ifes, Jadir Pella; o diretor-geral do Campus de Barra de São Francisco, José Alexandre Gadioli; o Presidente Executivo da ANPO, Mario Imbroisi; além de diversas autoridades políticas da região noroeste do Espírito Santo.

 

PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO E DO PREFEITO ENIVALDO

Em seu pronunciamento, o prefeito Enivaldo dos Anjos agradeceu a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e destacou que isso garante e dá a certeza de que todos os cantos do país terão sua oportunidade de crescimento através de uma educação consolidada de qualidade.

Enivaldo destacou a importância da inauguração, não só pelo valor material, mas pelo valor educacional que o Campus representa para a região noroeste do Estado. “Este é um sonho realizado para os nossos jovens que buscam uma capacitação de qualidade, para terem um lugar ao sol no mercado de trabalho e assim, ter sua dignidade respeitada”, ressaltou.

O prefeito ainda ressaltou o trabalho realizado pelo Governador Renato Casagrande à frente do Estado. “O governador tem sido parceiro dos municípios do interior do Estado e estendido as mãos quando precisamos. Temos que destacar sua capacidade de gestão e articulação que o fazem ser a figura importante no cenário político capixaba”, afirmou Enivaldo.

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, agradeceu a hospitalidade que teve no município de Barra de São Francisco. “Quero agradecer, através do prefeito Enivaldo dos Anjos, todo o carinho que recebi em minha chegada”. O líder da pasta também como presente para o Campus de Barra de São Francisco, autorizou um TED de R$ 500 mil para as novas instalações inaugurada. “O nosso presidente me deu a ordem de cuidarmos de nossas crianças e do alicerce de nossa educação, que é a alfabetização, que é onde estamos investindo. Em segundo, pediu para que cuidássemos dos ensinos profissionalizantes e é o que estamos fazendo aqui, hoje. É importante esta união em torno da educação”, completou.

SEDE DO IFES

A unidade conta com dois prédios, um acadêmico e outro administrativo, que contam com 11 salas, cujos tamanhos variam de 58m² a 72m²; um auditório de 128m²; um miniauditório de 61m²; e laboratórios de informática (80m²), química e biologia (65m²). As aulas passarão a ser ministradas no espaço em 2022.

O Campus Barra de São Francisco está em atividade desde 2014, quando começou a funcionar provisoriamente na Escola João Bastos.

HISTÓRIA DO IFES

Desde a criação da Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo, em 1909, até a transformação em Instituto Federal do Espírito Santo, a instituição é referência em educação na sociedade capixaba.

Resultado da união das unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica e das Escolas Agrotécnicas Federais, em 2008, o Ifes promove educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.

 

O Instituto Federal do Espírito Santo oferece desde cursos técnicos a mestrados e possui aproximadamente 36 mil alunos. São cerca de 100 cursos técnicos, 60 cursos de graduação, 10 especializações e 11 mestrados e 1 doutorado profissional a se iniciar em 2020.

Com 22 campi em funcionamento, incluindo o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor, o Ifes se faz presente em todas as microrregiões capixabas. O Instituto possui ainda 49 polos de educação a distância no Espírito Santo.