Campanha de vacinação de idosos em Barra de São Francisco continua em postos e saúde e na Matriz

Compartilhe

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco iniciou a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

A ação, que aconteceria no mês de abril, foi antecipada em virtude do combate ao coronavírus. Os idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados.
O objetivo é facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19, evitando que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacinação acontece até o dia 9 de abril, nos postos de saúde e também na Igreja Católica Matriz, no centro de Barra de São Francisco. Acompanhe nos vídeos abaixo como está a vacinação na cidade

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas contra tipos de influenza (como o H1N1), ajudando no diagnóstico por eliminação dos sintomas em pacientes com suspeita de Covid-19.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com grande número de pacientes ocupando leitos no sistema de saúde.

O público alvo, portanto, representará aproximadamente 67,6 milhões de pessoas no Brasil. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.

 

Em 2020 a campanha será por etapas e grupos prioritários, conforme quadro abaixo:

Fases da Estratégia Grupos Prioritários Data para iniciar a vacinação por grupo
1° fase – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. 23/03
2° fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 16/04
3° fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós parto,  pessoas com 55 a 59 anos de idade, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas  e pessoas com deficiência. 09/05

 

Leia também