Caminhoneiros de Rondonópolis (MT) são testados em massa para a Covid- 19

Compartilhe

Mato Grosso é o estado da região Centro-Oeste com a maior taxa de mortalidade da Covid-19 (66,6 óbitos por 100 mil habitantes), segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com dados consolidados da doença. O documento abrange a semana que vai de 9 a 20 de agosto.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Rondonópolis é a terceira cidade do estado com o maior número de casos do novo coronavírus (5.623), atrás de Cuiabá (16.101) e Várzea Grande (6.327). O município é um grande produtor de soja, o que faz com que diversos caminhoneiros transitem pela suas rodovias.

Para proteger a categoria, o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em parceria com o Todos Pela Saúde e outras entidades estão realizando a testagem desses trabalhadores. Cláudia Tedesco, diretora do Sest Senat Rondonópolis, diz que mesmo os caminhoneiros assintomáticos também podem ser testados e que a categoria é bastante exposta à Covid-19.

“Por ser um público que não parou em momento nenhum [durante a pandemia] e que percorre todo o país, acaba sendo mais exposto. Quanto mais pessoas esses trabalhadores têm contato, maior o risco de contágio”, explica Cláudia.

A campanha de testagem já está em curso. Os caminhoneiros interessados em fazer o teste RT-PCR, devem entrar em contato com a unidade do Sest Senat de Rondonópolis pelo telefone (66) 3439-1322, local onde será feito o exame. Ao todo, o Todos Pela Saúde – organização que promove ações de enfrentamento à pandemia – doou 20 mil testes, sendo 10 mil exclusivamente destinados aos trabalhadores de carga e 10 mil à prefeitura do município mato-grossense.

“Diagnosticar para Cuidar” o novo programa de testagem em massa para a Covid-19

Contato social

O público em geral que queira fazer o exame deve procurar alguma unidade de saúde da cidade e, ao contrário dos caminhoneiros, precisam  apresentam algum sintoma do novo coronavírus para realizá-lo ou ter tido contato com algum paciente infectado pela doença.

Pedro Barbosa, pesquisador da Fiocruz e um dos especialistas que fazem parte do Todos Pela Saúde ressalta que é de extrema importância a testagem de todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

“É preciso testar todas as pessoas que estiverem no círculo social de quem foi infectado pela Covid-19. Fazendo a testagem, identificando os casos positivos e promovendo o isolamento, tem-se um eficaz mecanismo de controle da doença”, explica o pesquisador.
 

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Leia também

M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

Aindústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando...

Operação apreende mais de 2 mil cigarros eletrônicos na Grande Vitória, Espírito Santo

  Operação Vapor apreende mais de dois mil cigarros eletrônicos em municípios da Grande Vitória — Foto: Polícia Civil/Divulgação Mais...

Homens representam 95% dos casos de varíola dos macacos no Brasil, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (15) a situação epidemiológica da varíola dos macacos no Brasil. Ao...

Incêndio destrói parte de memorial de comunidade quilombola no Norte do Espírito Santo

  Incêndio destrói parte do Ponto de Memória Jongo de Santa Barbára, em Conceição da Bárbara, norte do Espírito...

Rota do Cordeiro promove o desenvolvimento de 225 municípios

As criações de cabras, carneiros e ovelhas são responsáveis por uma parte considerável da economia de estados do...

Marido esfaqueia esposa em Cedrolândia

Na tarde do último sábado (13), em Cedrolândia, interior de Nova Venécia, uma mulher foi golpeada pelo marido,...

Ação de saúde foi realizada no distrito de Itaperuna no último sábado em Barra de São Francisco

Foi realizada no último sábado, 13/08, uma Ação de Saúde no distrito de Vila Itaperuna, na ação foram...

INDICADORES: preço do boi gordo sofre elevação nesta segunda-feira (15)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (15) com alta de 2,83% e o produto...