Praça Arlindo Pinto da Costa: câmara aprova Lei e praça de Barra de São Francisco tem novo nome • SiteBarra

Praça Arlindo Pinto da Costa: câmara aprova Lei e praça de Barra de São Francisco tem novo nome

Por Carlos Madureira

O ex-serventuário da Justiça, Arlindo Pinto da Costa, já falecido, vai emprestar o nome à praça central de Barra de São Francisco que, até então, homenageava o senador capixaba Atílio Vivácqua.

A aprovação se deu na sessão legislativa da Câmara Municipal, nesta segunda-feira dia 13, quando foi apreciado e aprovado parecer favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação sobre o Projeto de Lei nº 176-A/2021, de autoria do prefeito Municipal, que denomina a Praça Central de Barra de São Francisco.

A lei aprovada pelos vereadores foi sancionada pelo prefeito Envialdo dos Anjos (PSD), prestando assim uma homenagem justa, definindo que Arlindo Pinto da Costa foi “um grande homem que Barra de São Francisco admirava, respeitava e contava sempre com sua ajuda. Arlindo, era um homem inteligente, educado, amigo, fiel e muito competente. Bom orador e respeitado, honesto e cumpridor da palavra”.

Quem foi Arlindo

Arlindo Pinto da Costa, morreu depois de lutar por vários anos com problemas renais. Ele faleceu em 16 de abril de 2018 e sua trajetória em solo francisquense foi muito dignificante.  Ele prestou serviços para a Justiça durante anos até se aposentar e mesmo assim, tinha sempre interesse em colaborar com a sociedade e o engrandecimento de Barra de São Francisco.

Era membro da Loja Maçônica 14 de Julho onde ocupou os mais relevantes cargos. Foi presidente da APAE quando as duas lojas maçônicas assumiram a direção daquela entidade.

A Praça

Há 32 anos, no final de seu primeiro ano de governo, Enivaldo dos Anjos entregava a nova praça, projetada pelo arquiteto Gregório Repsold, para a população de Barra de São Francisco.

A revitalização da praça começou em meados de 2020, com previsão de conclusão em cinco meses ao custo de R$ 944.367,08, ainda na gestão do ex prefeito Alencar Marim. Entretanto, o impacto da pandemia de Covid provocou atrasos e a empreiteira não conseguiu entregar a obra no prazo previsto. No início deste ano, a construtora pediu um reajuste do valor do contrato e o prefeito Enivaldo dos Anjos entrou em negociação.

Reinauguração

A reinauguração da Praça central de Barra de São Francisco está prevista para o próximo dia 21 de dezembro. O local já está sendo preparado e recebendo os retoques finais. Veja aqui