Café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Compartilhe

A Prefeitura de Barra de São Francisco promoverá, nesta terça-feira, 8, a partir das 7h, na praça Arlindo Pinto da Costa, um café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento terá música ao vivo, distribuição de flores e presentes para todas as mulheres francisquense que comparecerem.

Vale lembrar que a prefeitura de Barra de São Francisco é, provavelmente, a única do Espírito Santo que tem a metade dos seus cargos em nível de secretaria ocupado por mulheres. São 22 cargos, entre secretárias, superintendências e outros.

Só entre as 17 secretarias municipais, nove têm mulheres como titulares, uma situação que mostra claramente o desejo do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) de promover o empoderamento feminino e quebrar os paradigmas da administração pública no Brasil.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional.

Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, acontecimento que data de 8 de março de 1917.

Essa manifestação, que contou com mais de 90 mil russas ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como “Pão e Paz”.

Mas, a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Em agosto de 1910, a jornalista e política feminista Clara Zetkin propôs a realização anual de uma jornada pela igualdade de direitos das mulheres, sem uma data específica.

Na verdade, vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

Na década de 60, na sequência de notícias publicadas em jornais alemães e franceses foi criado o mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York. Mas, essa greve não aconteceu.

Com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial e, após a manifestação das mulheres russas, que determinaria a escolha do dia 8 de março, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1975.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades

 

SECOM/PMBSF

Café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

SECOM/PMBSF

Leia também

Seguem os preparativos para a Exponoroeste em Barra de São Francisco

Os preparativos para o grande evento da realização da I Exponoroeste, Feira de Economia Solidária, Artesanato, Agroindústria e...

Agronegócio tem saldo positivo de US$ 43,7 bilhões no acumulado do ano

As vendas de produtos do agronegócio no mercado externo superaram as compras em US$ 43,7 bilhões no acumulado...

Ciclone subtropical no Sul do País começa a se afastar do litoral

A Defesa Civil Nacional informa que o ciclone subtropical no Sul do País começou a se afastar do...

Junho é o mês da Maratona em Defesa dos Usuários de Serviços Públicos

Para reforçar o poder transformador dos cidadãos e mobilizar as ouvidorias de todo o país na interlocução entre...

Polícia prende suspeito de assalto a pai, filha e entregador de pizza em São Gabriel da Palha

Uma ação da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (20) um homem de 27 anos, suspeito...

Instituto cita risco à saúde e estende até domingo alerta de onda de frio em todo Espírito Santo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu nesta sexta-feira (20) até às 10h do próximo domingo (22) o...

Torcedor é preso por importunação sexual contra duas mulheres em Nova Venécia

Dois casos de importunação sexual foram registrados no estádio Zenor Pedrosa Rocha, no interior do Espírito Santo, destaca...

Lâmpadas queimadas são substituídas nos bairros Campo Novo, Cruzeiro, Bambé e Kikito

Servidores da secretaria de Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, realizaram manutenção na iluminação pública nos...