
Cadela era tratada como parte da família e morreu ao se assutar com fogos de artifício — Foto: Arquivo pessoal
Uma cadelinha de três anos morreu, na noite da véspera de Natal, sexta (24), depois de se assustar com fogos de artifícios no bairro Barramares, em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.
A informação é de Álvaro Guaresqui, do g1 ES.
Tiquita, como era chamada, era a xodó da família de Lorena Jesus dos Santos. Os fogos foram soltos por vizinhos.
“Ela se assustou e no que ela foi correr, creio eu que teve um infarto, aqui no quintal mesmo. Acabou caindo, eu tentei fazer uma massagem cardíaca, tentei reanimar molhando ela com água fria, mas, infelizmente, não teve jeito não”, lamenta Lorena.
A tutora da cadela trata os bichinhos de estimação dela como parte da família. Na casa em que ela mora com os três filhos, vivem também outros dois cães.
Muito dóceis, Lorena conta que os animais não dão problema, mas que o comportamento deles muda completamente quando ouvem explosões de fogos de artifício.
No momento em que a Tiquita morreu, as crianças viram tudo e ficaram chocadas com o desespero da cachorrinha.
As festas de fim de ano são um tormento pra quem tem animais de estimação. Por terem a audição mais apurada, os bichinhos sofrem muito com o barulho dos fogos.
“Os animais, sim, são mais sensíveis, têm uma sensibilidade sonora mais aguçada que nós [seres humanos] e, realmente, alguns cuidados precisam ser tomados no intuito de evitar acidentes, fugas e atropelamentos”, explica o médico veterinário Carlos Christo.

Cadela xodó da família morre depois de suspo com fogos de artifício, no ES — Foto: Arquivo pessoal/Lorena Jesus dos Santos