Cadeiras de coleta externa do Hemoes percorrem municípios do Estado

Em novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, principalmente devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) – já que muitas pessoas desejam realizar a doação de sangue, mas não conseguem ir até uma unidade de atendimento –, as cadeiras móveis de coleta externa do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) são uma solução.

As cadeiras móveis de coleta percorrem os municípios, realizando a coleta de sangue e o cadastro para a doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado, por qualquer cidadão, pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, e o local deve cumprir alguns requisitos, como receber o mínimo de 20 doadores e o máximo de 80.

A diretora técnica do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, chama atenção para a causa da doação de sangue e para a importância de doadores regulares.

“Precisamos chamar atenção no intuito de formar a consciência na população da importância de termos doadores todos os dias nos Hemocentros e em nossas coletas externas e, assim, conseguimos manter estável o estoque de hemocomponentes”, disse Rachel Lacourt.

Programação da unidade móvel no mês de novembro

Durante o mês de novembro, as cadeiras móveis percorrerão três municípios: Vila Velha, Vitória e Cariacica. O atendimento tem início às 8h30 e permanece até as 15h30.

Em Vila Velha, na próxima terça-feira (10), a cadeira móvel estará no bairro 23 de Maio. No município de Vitória, a ação será realizada na próxima sexta-feira (13), no bairro Nossa Senhora da Penha e, no dia 22, será em Jardim da Penha. Já em Cariacica, a coleta externa será no dia 27, no bairro Campo Grande.

Semana do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, entre os dias 23 e 26 de novembro, as ações serão realizadas nos Hemoes de Vitória e Serra.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Campanha “Doe sangue e compartilhe”

Como estratégia para estimular a doação de sangue, a Secretaria da Saúde (Sesa) está lançando a campanha “Doe sangue e compartilhe”. A campanha oferece informações sobre locais de doação, quem pode doar e os cuidados após a doação de sangue. Acesse aqui:  Download .

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.

Onde doar

– Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: (27) 3636-7920

– Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

– Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

– Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

– Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

Leia mais

Sedu divulga dados preliminares de estudantes e profissionais afastados por Covid-19

Um balanço preliminar, divulgado pela Secretaria da Educação (Sedu), na tarde desta sexta-feira (13), aponta que o Espírito Santo apresenta, atualmente, 2.495 profissionais e...

Coronavírus: 2º Óbito confirmado em Água Doce do Norte por conta da Covid-19

Infelizmente as notícias para Água Doce do Norte não são das melhores nesta manhã de domingo,...

“A micro e pequena empresa é a teia que sustenta qualquer país”, afirma presidente do Sebrae

Prestes a completar 50 anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) parte para um grande desafio em 2020: inserir...

Leia também

Carro é roubado no Centro de Mucurici

imagem ilustrativa Um carro foi roubado na tarde de ontem, terça-feira (01), no Centro de Mucurici. Segundo a PM, as vítimas relataram que haviam sofrido...

Moto é furtada no Centro de Nova Venécia

Imagem ilustrativa Uma motocicleta foi furtada na noite de ontem, terça-feira (01), no Centro de Nova Venécia. Segundo a PM, a vítima relatou que havia deixado...

PM detém homens com mandados de prisão em aberto em Vila Pavão e Boa Esperança

Imagem ilustrativa Duas pessoas foram detidas após cumprimento de mandado de prisão, na manhã de ontem, terça-feira (01), em Boa Esperança. Segundo a PM,...