Cabines e túneis de desinfecção podem representar risco à saúde pública, acredita Conselho Federal de Química

De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), as cabines e túneis de desinfecção representam risco à saúde pública. O órgão aponta que ainda não há comprovação científica da eficácia de seu uso para combate ao novo coronavírus e que os equipamentos podem causar danos à saúde. 

Desde o início da pandemia, tem sido cada vez mais comum vê-los espalhados no sistema de transporte público, em hospitais e até na entrada de empresas, por exemplo. No entanto, de acordo com o CFQ, os túneis e cabines de desinfecção podem irritar a pele e as vias aéreas. Um dos produtos usados nesses locais, o digluconato de clorexidina a 0,2%, é uma substância altamente irritante aos olhos, que pode levar à cegueira. 

Região Norte lidera índices de infecção e mortalidade pela Covid-19

São Paulo: empresas se adaptam para garantir retomada segura ao trabalho

O órgão ainda recomenda que a população não se exponha a tais dispositivos de desinfecção. Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia afirmado que “faltam evidências científicas” de que o uso dessas estruturas é eficaz como medida preventiva contra a Covid-19. Além disso, a entidade alertou para os danos e efeitos adversos que a exposição a elas podem causar à saúde. 

Agência Brasil

Leia mais

Câmara suspende atividades como forma de prevenção à Covid-19

As atividades na Câmara de Nova Venécia estão...

Polícia prende dois indivíduos suspeitos de participarem do assalto ao Correios de Águia Branca

Veículo utilizado no assalto Uma operação do 5º Batalhão...

Caixa libera consulta a valor e data dos novos saques extraordinários do FGTS

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira, 15, a consulta do valor e da data do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do...

Sesport realiza pagamento do Bolsa Atleta nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai depositar a quinta parcela do...

Leia também