Brincando e aprendendo Cinema com materiais recicláveis • SiteBarra

Brincando e aprendendo Cinema com materiais recicláveis

Começa nesta terça-feira (14), a segunda temporada da websérie Brinquedoteca da Luz. O lançamento contará com um evento na Matriz Casa Criativa, local onde o projeto foi gravado, em Vitória, a partir das 19h. Serão quatro episódios, um por semana, em que Francisco Xavier e sua filha Elisa Xavier montam brinquedos ópticos, utilizando materiais recicláveis, e aprendem juntos sobre cinema e diversas maneiras de reproduzir imagens em movimento. Os episódios estarão disponíveis gratuitamente no canal da Brinquedoteca da Luz no Youtube.

A websérie continua o trabalho desenvolvido no ano passado na primeira temporada do projeto – que já está disponível no canal Brinquedoteca da Luz no Youtube. Com uma abordagem pedagógica e lúdica, se utilizando de uma linguagem simples e ilustrativa, Francisco Xavier apresenta para a filha aspectos sociais e visuais da linguagem cinematográfica. A cada episódio, eles montam um brinquedo – nesta temporada as crianças poderão aprender, junto com os pais, sobre a câmera escura, o zootropo, o flipbook e a lanterna mágica.

As crianças vão aprender a montar os brinquedos com materiais simples, como caixas de sapato, palitos, papéis, canudinhos, canetinhas e tubos. A ideia é incentivar os pequenos a reutilizar objetos, evitando o descarte. Além disso, o aproveitamento de materiais disponíveis na casa das crianças e nas escolas, facilita a utilização da websérie por parte de professores e pedagogos em sala de aula e em oficinas.

Além de Francisco Xavier e Elisa Xavier, pai e filha, a equipe também conta com a mãe de Elisa, Bianca Sperandio, que é diretora de arte e cena do projeto, e a tia e madrinha de Elisa, Flávia Sperandio, que foi a consultora pedagógica da websérie. “Brinquedoteca da Luz é um projeto que tem uma equipe familiar, porque surgiu dentro da nossa família em um período difícil que todos vivemos durante a pandemia. A razão dele existir está nesse contexto, em que tivemos que passar um tempão sem se ver e se abraçar. É um gesto de afeto, paciência e vivência”, conta Francisco Xavier.

A websérie também busca despertar nos pequenos a curiosidade sobre a história da fotografia e do cinema, mostrando como outros aparelhos surgiram muito antes dos eletrônicos que temos hoje. Francisco Xavier enfatiza a importância do despertar lúdico nas crianças. “A importância cultural do projeto é na forma como as crianças poderão se expressar, contando suas histórias por meio de brinquedos que só dependem da imaginação para funcionar”, afirma.

A Brinquedoteca da Luz é um projeto da EXP Filmes e foi selecionado no edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Serviço:
Evento de lançamento da 2ª temporada da websérie Brinquedoteca da Luz
Local: Matriz Casa Criativa / Rua Jaime Martins, 77
Data: 14/12 (terça-feira)
Horário: 19h
Onde assistir a websérie: Brinquedoteca da Luz no youtube