Brasileiros temem ‘esquecimento’ no Camboja após ficarem de fora de voo de repatriação na Ásia

Brasileiros queriam ingressar em voos que o Itamaraty organizou para retirar turistas das Filipinas, da Tailândia e Vietnã.

A notícia de que voos de repatriação vão trazer os brasileiros que estão na Tailândia, na Indonésia, no Vietnã e na Indonésia trouxe muita preocupação para os grupos que estão retidos no Camboja. Eles não têm previsão de voltar nos aviões que partem nos próximos dias e alguns já precisam da ajuda da embaixada para se manter.

Surpreendidos pela rápida expansão do coronavírus na Ásia, os brasileiros que viajam pela região se deparam com fronteiras fechadas e voos extremamente caros – quando eles ainda existem.

Ela e o marido, autônomo Francisco Junior, tentaram antecipar a volta para o Brasil quando começaram a ver que os voos começaram a ser cancelados, porém a companhia aérea afirmou que só poderiam fazer remarcação a partir do dia 25, cinco dias antes da data prevista para o embarque. Enquanto isso, eles seguiram para o Camboja, onde foram registrados 119 casos de infecção pelo Sars-Cov-2 – número muito inferior aos mais de 450 mil dos EUA.

“Chegamos aqui no dia 20 e no dia 22 ficamos sabendo que as fronteiras tailandesas foram fechadas. No dia 23, soubemos que o voo tinha sido cancelado e Emirates Airlines não ofereceu nenhuma realocação.”

O casal mudou de hospedagem e passou uns dias se virando como podia. “Passamos uma semana em que só almoçávamos ou jantávamos. Comprávamos um cacho de banana, um biscoitinho mais barato e, assim, passávamos o dia. Estava contando que ia embora. Quando soube que não iria pode embarcar nesse voo, eu desabei e tive que pedir ajuda para a embaixada. Não dava para ficar mais com uma refeição diária.”

Joyce e Francisco ao lado de outro casal carioca, recentemente foram anfitriões de dois casais aguadocenses que passaram alguns dias de férias na região dos lagos do Rio de Janeiro em novembro de 2018, eles receberam Kelmy, Carol, Rodolpho e Carla.

Leia mais

Banestes alcança resultado positivo de R$ 83 milhões no primeiro trimestre do ano

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes...

Governo entrega mais material para produção de kits de proteção contra pandemia

Ação visa entregar materiais à população mais vulnerável. – Foto: Arquivo/EBC ...

Mais de 13 mil brasileiros já voltaram ao País com a ajuda do Itamaraty

Na Índia, o Itamaraty embarcou 121 brasileiros e 6 familiares estrangeiros – Foto: ...

Homem é detido com droga na Praça do bairro Vila Nova em Mantena

Nesta sexta-feira, (08/05/2020) durante ação policial, a equipe...

Leia também

Ministério Público constata 748 casos de Coronavírus em asilos e abrigos para idosos no Espírito Santo

As instituições de longa permanência de idosos no Espírito Santo apresentaram um total de 748 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o relatório...

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11)...

Motociclista fica ferido após sofrer acidente no bairro São Francisco, em Nova Venécia

Um motociclista ficou ferido após bater na traseira...

Cerca de 330 abrigos de idosos já receberam doações de alimentos e kits de higiene

As ILPIs já beneficiadas representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Foto: Banco de Imagens Um total de 335 Instituições de Longa...