Brasileiros passaram mais tempo viajando em 2021, diz IBGE

Compartilhe

O brasileiro viajou por mais tempo em 2021. De acordo com o levantamento PNAD Contínua Turismo 2020-2021, do IBGE, os brasileiros passaram, em média, sete noites fora de casa no ano passado. A pesquisa também mostra que cresceu a proporção de viagens realizadas no país que resultaram em pernoite, que passou de 73%, em 2019, para 76%, em 2021. 

O setor de turismo comemora o resultado, afinal, quanto mais tempo o brasileiro curte a viagem, mais os segmentos faturam. Isso é importante para a recuperação do setor, que deixou de faturar quase R$ 474 bilhões em 2020 e 2021 por causa da pandemia, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) diz que o aumento de noites em viagem é uma “excelente notícia”. Ela afirma que o fenômeno conhecido como “revenge travels” (viagens de vingança, na tradução literal), em que, após um grande período de restrição por conta da Covid-19, as pessoas estão ávidas por viajar, chegou com força ao Brasil. 

“As pessoas querem ficar mais tempo fora de casa. O aumento de noites é uma grande prova disso. O brasileiro já é um viajante que tem o costume de ter estadias mais prolongadas e isso afeta diretamente o faturamento, aumentando a receita e, obviamente, o lucro das empresas, principalmente as agências de viagem e toda a hotelaria”, explica. 

Segundo a ABAV, as agências de viagens faturaram cerca de R$ 19,2 bilhões em 2021, resultado 37,6% maior do que no ano anterior. Embora representantes do setor de turismo assumam que o faturamento perdido por causa da pandemia não será recuperado, eles estão otimistas com a retomada das atividades. 

“O setor de turismo está bastante aquecido. A gente voltou sabendo que ia ter um ano bastante produtivo. Não alcançamos ainda os números totais, porém a gente sabe que vai alcançar bem antes de todas as previsões e estimativas que foram feitas antes e durante a pandemia. As agências de viagem têm bastante trabalho e têm sentido que as nossas férias de verão, a nossa grande temporada, vão ser realmente um momento de recuperação plena”, acredita Magda. 

Quem passa mais tempo fora
De acordo com a pesquisa, os moradores da região Norte são os que passam mais tempo viajando. Os roraimenses, por exemplo, chegaram a dormir fora de casa por cerca de 19 dias. No caso dos amapaenses, o período médio foi de 17 dias, seguido pelos moradores do Acre (14) e do Amazonas (12). Rondônia e Amapá também estão entre os dez estados que registraram maior média de pernoites em viagens. 

Quem vive no Distrito Federal também costuma passar mais tempo viajando. É o caso de Bruna Fernandes, de 24 anos. Apenas no ano passado, ela e a família viajaram para seis destinos. Bruna conta que costuma pernoitar, em média, de seis a sete dias em uma cidade.  

“O que me motiva ficar fora mais tempo é conhecer mais os lugares que a gente visita, porque dependendo do lugar tem passeios que demandam mais dias para serem feitos. Se é um lugar muito grande pra conhecer, se chegamos tarde no dia da viagem ou vamos embora cedo, a gente normalmente gosta de ficar mais um tempinho para conhecer mais o lugar”, diz. 

De acordo com o levantamento, os moradores de Sergipe e do Espírito Santo são aqueles que passaram menos tempo viajando no ano passado. 

TURISMO: Pesquisa do IBGE aponta crescimento de 85,7% no setor em abril de 2022<\/a>

Dia Internacional da Cerveja: Brasil é o terceiro país do mundo que mais produz a bebida<\/a>

Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilFoto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Leia também

Motociclista morre em colisão com placa de trânsito em Nova Venécia

Um homem de 43 anos, identificado como Adenildo de Jesus Souza, morreu em um acidente com a moto...

Lagartixa precisa de doações de fraldas

  Ainda com sequelas de um acidente sofrido há dois anos, o veneciano Aulair Lucas, mais conhecido como Lagartixa,...

Denilson Móveis e Stop Car largam na frente nas quartas do Perna de Pau de Barra de São Francisco

As quartas de final do Campeonato Perna de Pau tiveram início nesta segunda-feira, 1º de agosto, no ginásio...

Motocicleta com chassi adulterado é apreendida pela polícia em São Gabriel da Palha

Na manhã desta segunda-feira (01), durante patrulhamento pelo bairro Gustavo Bone, em São Gabriel da Palha, policiais militares...

Real Noroeste tem a pior média de público entre os times das oitavas de final da Série D do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro Série D 2022 chegou a fase de oitavas de final, onde estão os 16 times...

Homem é morto a pedradas em Água Doce no Norte; corpo foi jogado dentro de rio

Um homem de 49 anos, identificado como Divino Ramos dos Reis, com golpes de pedradas na cabeça e...

Balanço do mês de julho do Projeto Avivar mostra crescimento das ações e do número de idosos cadastrados

Com cerca de cinco meses de implantação o Projeto Avivar vem aumentando a quantidade e a qualidade dos...

SANEAMENTO BÁSICO: 6,2 milhões de empregos devem ser gerados no setor até 2033

Cerca de 6,2 milhões de empregos devem ser gerados diretamente pelos esforços para universalizar serviços de distribuição de...