Brasil reabre fronteira com Paraguai

Brasil reabre fronteira com Paraguai

Ponte da amizade é reaberta nesta quinta-feira (15) Foto: Dnit

Após quase sete meses fechada, foi reaberta nesta quinta-feira (15) a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A medida faz parte do processo gradual de abertura de fronteiras, que estavam bloqueadas devido ao novo coronavírus. Um dos pontos onde a circulação foi liberada é a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu (PR) e a Cidade do Leste, no Paraguai.

Fruto de um acordo entre os Presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benitez, os países devem levar em conta os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Os outros trechos abertos são os que ligam Ponta Porã (MS) a Pedro Juan Caballero, e Mundo Novo (MS) a Saltos del Guaira.

De acordo com comunicado conjunto dos governos do Brasil e do Paraguai, divulgado pelo Ministério de Relações Exteriores, a iniciativa busca reativar o comércio entre os dois países conhecido pelo turismo de compras. “Especialmente para a preservação de postos de trabalho”, registra o texto.

Nesta primeira etapa, a liberação será com horário regulamentado e seguindo os protocolos sanitários adotados pela legislação vigente de cada país, evitando os riscos de contaminação e disseminação do novo coronavírus.

Portaria

A Portaria 478 que autoriza a circulação de paraguaios na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), foi publicada nessa quarta-feira (14), em edição extraordinária no Diário Oficial da União. Porém, a entrada de estrangeiros no Brasil por rodovias ou por transporte aquaviário, foi restringida por mais 30 dias.

“As restrições de que trata esta portaria não impedem a entrada de estrangeiros no país por via terrestre, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro”, diz a portaria.

Construção de pontes

No comunicado conjunto, Brasil e Paraguai ainda registram que, tendo em vista a recuperação econômica das regiões fronteiriças, reafirmam sua disposição em continuar trabalhando para avançar na construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, cidade no Paraguai, além da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai.

Leia mais

Casagrande determina que comércio permaneça fechado até dia 12

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB),...

Governo Federal já entregou mais de 8,4 mil ventiladores pulmonares

O Ministério da Saúde assinou contratos com empresas brasileiras para a produção de 16.252 ventiladores pulmonares. Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasil O Ministério...

Pipeiros se defendem de acusação de praticarem queimadas em Barra de São Francisco

Pipeiros Nesta quarta feira, 15/07/2020, uma matéria em relação a queimadas em bairros de Barra de São Francisco, pegou os soltadores de pipa (pipeiros) de...

PSDB oficializa candidatura de Neuzinha de Oliveira à Prefeitura de Vitória

Neuzinha está no quinto mandato como vereadora do município. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou no dia 14 de setembro a candidatura de...

Leia também

INDICADORES: Quarta-feira (21) começa com alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a quarta-feira (21) com alta de 0,81% no preço e o produto é negociado a R$...

INDICADORES: Baixa no café nesta quarta-feira (21)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (21) com queda de 0,73% no preço e é vendida a R$ 531,09...

Presidência solicita doação do prédio da Câmara de Guarapari ao Tribunal de Justiça

Diretor da CMG Ricardo Rios e presidente do...

Mudança na CLT propõe mesma regra do presencial para home office

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados prevê que a jornada de trabalho no regime de home office atenda às mesmas normas...