Brasil pode ser principal alvo de investimentos verdes no mundo, diz ministra Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que o Brasil pode ser o principal alvo de investimentos verdes no mundo. Atualmente, estima-se R$ 30 bilhões em gestão de títulos verdes no país, com potencial de crescimento frente a US$ 1 trilhão de recursos investidos em fundos sustentáveis internacionais.

A fala ocorreu durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (2). Para Tereza Cristina, o Brasil tem conseguido aliar produtividade e sustentabilidade no modelo agropecuário que vem desenvolvendo, e o avanço na implementação do código florestal está entre as prioridades da pasta.

Na avaliação da ministra, essa legislação será essencial para que o país se torne líder na agenda global da sustentabilidade, conciliando a produção agropecuária com a conservação ambiental. 

“É importante ressaltar que o Brasil desenvolveu um modelo agropecuário tropical. Ao passo em que se torna mais produtivo, torna-se também mais sustentável. Nos últimos 10 anos, intensificamos em torno de 50 milhões de hectares de áreas degradadas com tecnologias promovidas pelo plano de agricultura de baixa emissão de carbono, o nosso Plano ABC”, disse a ministra.

O congresso também contou com uma fala do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que enviou mensagem aos participantes ressaltando que a infraestrutura deve caminhar para “atender às necessidades do agro”.

Guilherme Martimon/MapaGuilherme Martimon/Mapa