Brasil: frio de 9°C mata 100 animais: ‘Morreram os mais novos’

A chegada da massa de ar frio que derrubou as temperaturas em todo o país causou prejuízo para os pecuaristas de Mato Grosso. No município Reserva do Cabaçal, a 412 km de Cuiabá, cerca de 100 cabeças de gado morreram na madrugada desse sábado (22). A informação é do G1 no Estado.

Os termômetros marcaram 9°C, mas, segundo relatos de fazendeiros da região, a sensação térmica chegou a 0°C durante a madrugada.

O pecuarista Amauri Nazaro contou ao G1 que cria touro reprodutor da raça nelore. Somente na fazenda dele foram encontrados 12 animais mortos e outros oito debilitados. Até agora, o prejuízo é de R$ 150 mil.

Para tentar reanima-los, o proprietário está aplicando medicamentos, no entanto, ele acredita que mais cinco devem morrer.

“A gente ouve muito falar que na propriedade de ‘fulano’ morreu um em outra dois. Tem muita gente também que nem sabe, porque isso nunca aconteceu aqui, nunca teve isso aqui”, contou.

Na propriedade do prefeito Tarcisio Ferrari, cerca 27 cabeças de gado morreram com o frio.

Na fazenda de outro vizinho de Amauri foram encontrados 21 animais mortos. Estima-se que os 100 animais que morreram em decorrência do frio estão em um raio de 5 km.

“Morreram os mais novos, pois a propriedade é plana e o gado fica exposto ao vento”, disse Amauri.

O pecuarista contou ainda que em outra propriedade dele não ocorreu mortes, pois o gado estava protegido com a mata fechada.

“O gado se abrigou na mata. Creio que a mata é um refúgio bom para frio”, disse.

Neste domingo (23), as temperaturas na região voltaram a subir. A mínima é de 12°C e a máxima de 33°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para segunda-feira (24) a mínima é de 16°C e a máxima de 36°C.

Leia mais

Padre Anderson e artistas capixabas participam de festival musical da Festa da Penha

Padre Anderson Maior celebração religiosa do Espírito Santo, a...

Receita Federal destina equipamentos e insumos médicos para Unifesp

Os materiais serão usados na assistência médico-hospitalar prestada pelo Hospital Universitário São Paulo – Foto: ...

Espírito Santo tem 37 cidades com risco alto e 41 com risco moderado; Ecoporanga está fora do risco alto

Ecoporanga, Noroeste do Estado Na próxima segunda-feira (29/06/2020) entra em vigor o novo Mapa de Risco da covid-19 do Espírito Santo, que define regras de...

Comércio de Boa Esperança volta a funcionar em horário normal

Com a alteração do Risco Moderado para o...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...