Brasil alcança 60 mercados de exportação de produtos agropecuários

Brasil alcança 60 mercados de exportação de produtos agropecuários

Brasil vai passar a exportar produtos lácteos para a Tailândia
– Foto:
Banco de imagem

O Brasil alcançou a marca de 60 mercados na exportação de  produtos agropecuários, desde janeiro de 2019. O mais recente é a comercialização de lácteos para a Tailândia, conforme anunciou, na última sexta-feira (22), a ministra Tereza Cristina, do Ministério da  Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa). A informação foi dada durante webinar sobre oportunidades e perspectivas para o setor agropecuário durante a pandemia do coronavírus, promovido pelo Instituto de Engenharia.

“O Ministério da Agricultura, na área internacional, optou pela abertura de mais mercados, mas também pela diversificação de produtos”, ressalta a ministra, destacando que a pauta exportadora não deve ficar concentrada somente em soja, milho, carnes e cana-de-açúcar.

Entre outros produtos para exportação estão: castanha de baru para Coreia do Sul, melão para China (primeira fruta brasileira para o país asiático), gergelim para a Índia, castanha-do-Brasil (conhecida também por castanha-do-Pará) para Arábia Saudita e material genético avícola para diversos países. 

Mercado Interno

A ministra Tereza enfatiza que a prioridade é sempre garantir o abastecimento de alimentos e demais produtos agropecuários no mercado interno. Segundo Tereza Cristina, não há risco de falta de alimento no mercado brasileiro. Ela destaca que a expansão das exportações não será feita sem privilegiar a demanda interna do Brasil.

“Estamos acompanhando o que colhemos, o que vendemos. Esse monitoramento é fundamental para a segurança alimentar do Brasil e também o cumprimento dos nossos acordos comerciais”, diz.

Fonte: Ministério da  Agricultura,  da Pecuária e do Abastecimento 

 

Leia mais

Esesp abre 1,1 mil vagas em cursos a distância para maio

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo...

STJ afasta Witzel do cargo por suspeitas de irregularidades na saúde; Pastor Everaldo é preso

PF também faz buscas contra a primeira-dama, o vice-governador e o presidente da Alerj. Investigação apura supostos desvios nos contratos emergenciais para a Covid-19....

Leilão de concessão de parques de iluminação pública deve ocorrer nesta sexta-feira (14)

Está previsto para ocorrer, nesta sexta-feira (14), em São Paulo, o leilão para concessões para parques de iluminação pública em três cidades brasileiras, Aracaju...

Cidades de quatro estados receberão recursos para investir em mobilidade urbana

Programa Avançar Cidades prevê criação de ciclovias – Foto: MDR/divulgação A...

Leia também

Vila Pavão vacina quase três mil animais entre cães e gatos

Entre os dias 08 a 28 desse mês,...

Polícia Militar recupera motocicleta em Nova Venécia logo após ter sido furtada

Na noite do último domingo (27), policiais militares...

Veneciano é candidato a vereador em Rio Branco, capital do Acre

O empresário e farmacêutico veneciano, Alexandre Thomazini, tentará, pela segunda vez, uma vaga na Câmara de Vereadores do município de Rio Branco, capital do...