BPMA apreende 47 pássaros silvestres durante fiscalização em torneio clandestino em Rio Bananal

Neste domingo (25), policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental foram acionados para o atendimento de denúncia anônima que versava sobre encontros clandestinos no ginásio poliesportivo de Rio Bananal, para venda ilegal de aves silvestres.

Ao chegar no local, os militares constataram a realização de um torneio de canto de passeriformes (coleiros), com estacas para exposição dos animais e presença de troféus para premiação dos pássaros vencedores e/ou participantes.

O evento não possuía autorização do órgão ambiental competente para a realização, estando em desacordo com o Art. 32 e seguintes, da Instrução Normativa Iema nº 006, de 03 de agosto de 2017.

A fiscalização resultou na apreensão de um total de 47 Coleiros que se encontravam em gaiolas de madeira, situadas no entorno do ginásio (dentro de veículos) e também no interior do evento. Todo o material apreendido foi conduzido ao viveiro da sede da 2ª CIA/BPMA, para posterior envio ao CEREIAS – Centro de Reintrodução de Animais Silvestres, em Aracruz/ES, onde passarão por tratamento e posteriormente serão devolvidos à natureza.

Leia mais

Leia também