Bolinha confirma secretários de Educação e de Cultura e Turismo

O prefeito eleito de Vila Pavão, Bolinha, confirmou na tarde desta quarta-feira (09), os nomes de mais dois secretários que farão parte do seu governo a partir de 01 de janeiro.

Segundo Bolinha, Jorge Kuster Jacob ficará à frente da Educação,
enquanto Libian Timm Paganoto será a responsável pela Cultura e Turismo.

Sociólogo, professor de História aposentado e ex-professor e
ex-diretor do CEIER, a ligação de Jorge Kuster Jacob com a administração de
Vila Pavão é de longa data.

Após participar do movimento de emancipação do município, ele foi o secretário de Educação de Vila Pavão na gestão do primeiro prefeito eleito, Erno Julio Dieter. Em seguida, ele também comandou a pasta na primeira gestão de Eraldino Jann Tesch. Já nos dois mandatos de Ivan Lauer, Jorge foi o responsável pela Cultura e Turismo.

“Vila Pavão é um dos municípios com a melhor estrutura agrária de agricultura familiar do Espírito Santo. Bolinha assumiu um compromisso com a Educação de qualidade para todos e quer resgatar a educação do campo e isso implica, entre outras atitudes do governo, dialogar com as comunidades, com os professores e com parceiros que podem agregar valor ao trabalho sério e responsável que vamos desenvolver. Nesse sentindo, durante a campanha já mantivemos contato com o Dr. Erineu Foerste, coordenador de Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e uma parceria está sendo idealizada para a formação, em 2021 e anos subsequentes, dos atores de interesse. Temos experiência na educação no campo e uma história comprometida com essa pauta. Da mesma forma, as parcerias entre secretarias municipais e outros órgãos de atuação no campo serão de grande importância para buscar uma educação de empoderamento do homem do campo. Ter um gestor que se preocupa com políticas educacionais que valorizem a educação também nesse contexto é uma conquista para Vila Pavão”, disse Jorge.

Cultura e Turismo

Para a Cultura e Turismo, Bolinha escolheu Libian Timm
Paganotto, servidora efetiva da Secretaria de Educação e fundadora do Gruppo
Folkloristico Piccolo Pavone e do Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão (CECIVIP),
que coordena o Ponto de Cultura Pomitafro, que desenvolveu uma série de ações
de fortalecimento da cultura Pomerana, Italiana e Afro Brasileira, criando o
Pavãozinho Cineclube e o Ponto de Memória.

“Eu quero focar na valorização e no fortalecimento dos
grupos e manifestações culturais que o município já tem, além de trabalhar um
pouco mais o turismo em Vila Pavão”, disse a futura secretária.

Libian também falou sobre a Pomitafro, principal manifestação cultural de Vila Pavão. “Havendo possibilidade em 2021, vamos realizá-la sem muitas alterações. Acredito que o evento está muito organizado e não temos muito o que mudar. Vamos manter o nível, conservá-lo e lapidá-lo”, finalizou.

Fonte: Jhon Martins / redenoticiaes

Leia mais

Leia também