Boletim Climatológico Trimestral do Espírito Santo apresenta novo formato de coleta de dados

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou a 20ª Edição do Boletim Climatológico Trimestral do Espírito Santo. Desta vez, a publicação contou com novas análises, feitas de forma colaborativa, com a participação de técnicos do Instituto.

Participaram desta edição, as 11 Regionais de Desenvolvimento Rural do Incaper, por meio do preenchimento de um formulário que buscava apontar os possíveis impactos sobre as atividades agropecuárias decorrentes da variabilidade climática observada no campo. Com um total de 24 formulários, foi possível apontar condições de favorabilidade climática observadas para o desenvolvimento das atividades agropecuárias no Estado.

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, explicou que o material tornou-se mais completo com a contribuição dos profissionais que estão no campo. “Tais análises foram feitas a partir da percepção das influências das condições meteorológicas e climáticas no desenvolvimento agropecuário em todo o Espírito Santo. Para isso, o último capítulo inclui o ponto de vista dos pesquisadores, extensionistas rurais, técnicos e produtores do Incaper envolvidos nessas atividades no Espírito Santo”, disse.

O meteorologista lembrou que, com o passar dos anos, a ampliação e a modernização da rede de estações meteorológicas e a melhoria das técnicas de análise dos dados coletados serviram de subsídio às inúmeras pesquisas, já que tais atividades são intimamente ligadas à variabilidade das condições de tempo e clima.

“Porém, ainda faltava associar os resultados dessas pesquisas à visão dos diversos atores do campo, que, em alguns casos, adotam certas medidas baseadas em técnicas empíricas que podem interferir na produtividade final. Esse retorno tem sido de fundamental importância para a elaboração das análises feitas no último capítulo desta publicação”, completou Thábata Medeiros, meteorologista e pesquisadora do Incaper.

Ambos destacaram que a participação dos colegas do Instituto se estende à contribuição para as imagens de capa e contracapa do documento, trazendo, mais uma vez, o olhar dos servidores sobre as condições observadas no meio rural capixaba.

Texto: Hugo Ramos e Tatiana Toniato Caus

 

Leia mais

Prefeitos se reúnem com Maia e apresentam sugestões para alterar PL que institui programa emergencial de transporte coletivo

Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pediram apoio na aprovação do...

Sedu destina mais de R$ 12 milhões para escolas se prepararem para a volta às aulas presenciais

A Secretaria da Educação (Sedu) irá repassar mais...

Idaf ajusta atendimento e mantém serviços essenciais

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) adotou uma série de medidas...

Leia também