Boa Esperança decreta estado de emergência com medidas de prevenção ao Coronavírus

Compartilhe

O prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira assinou ontem, terça-feira (17), o Decreto n.º 6.471/2020 que constitui Estado de Emergência em Saúde no Município e que estabelece medidas administrativas e sanitárias para prevenção, controle e contenção de riscos, decorrentes do surto de Coronavírus (Covid-19). As medidas foram definidas durante reunião, na tarde de segunda-feira (16), com a secretária Ana Rosa Marin (Saúde), Jerusa Picinalli Rossim (Educação), Junior Chaves (Planejamento e Gestão), também com participação de médicos, enfermeiros, representantes de igrejas, Hospital Cristo Rei, Câmara Municipal de Vereadores.
“As medidas sanitárias definidas nesse decreto visam a proteção da coletividade e, quando implementadas, deverão garantir o pleno respeito a integridade e dignidade das pessoas, famílias e comunidades, com orientações e com embasamento sanitário cujo foco é evitar aglomerações de pessoas e consequentemente a possibilidade de proliferação do Coronavírus”, explica o prefeito.

EVENTOS
De acordo com Decreto ficam suspensas as atividades em todo o município, com grupos que envolvam idosos acima de 60 anos, além de outros eventos públicos, reuniões, seminários e afins, bem como os eventos privados, que dependam de autorização do poder público municipal, por período de 60 dias.

ESCOLAS
Suspensão das atividades educacionais, em todas as escolas das redes de ensino pública e privada no período de 23 de março a 04 de abril de 2020. Até sexta-feira (20) as escolas das redes de ensino pública e privada permanecerão abertas para a orientação e o acolhimento dos estudantes, período em que as famílias deverão se adaptar à nova situação.

IGREJAS
Quanto as Igrejas e Templos, fica estabelecido que caberá a cada Instituição Religiosa a discricionariedade de que suspenda as missas, cultos, encontros e reuniões, pelo tempo que acharem necessário, ou que estabeleça mais horários, a fim de diminuir a aglomeração dos fiéis, bem como os oriente sobre a forma de prevenção da disseminação do vírus.

SERVIDORES
Aos órgãos públicos de todas as Secretarias Municipais e Gabinete do Prefeito ficou determinado procedimentos preventivos como manter o ambiente de trabalho bem ventilado, com janelas e portas abertas, caso seja possível; promover informações e, afixar cartazes educativos em local visível aos servidores e usuários dos serviços públicos, com a informação sobre os cuidados de saúde, preventivos ao contágio do novo coronavírus.

UNIDADES DE SAÚDE
De acordo com o art. 9º do decreto, as unidades de saúde do município farão atendimento em prioridade absoluta, independente de ordem de chegada, de pessoas acima de 60 anos e demais, que compõem o grupo de risco. Quaisquer cidadãos que apresentem sintomas e os requisitos indicados pela Organização Mundial de Saúde devem ter atendimento prioritário, com aplicação do protocolo instituído de isolamento e atendimento domiciliar.
Outra orientação na Saúde é adoção do Protocolo de Isolamento Domiciliar por 14 dias, a todos os casos de síndromes gripais, sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico, dentro da rede pública e privada.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Rosa Marin, para o enfrentamento da emergência de saúde, decorrente do coronavírus, também poderão ser adotadas medidas como: quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; campanha de comunicação para utilidade pública; ou requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas.

Leia também

FCO tem alta de mais de 25% nas contratações em 2022

Empreendedores urbanos e produtores rurais da Região Centro-Oeste contrataram R$ 3,85 bilhões por meio do Fundo Constitucional de...

Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social aprova Regimento Interno

O Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social (CCFDS) aprovou o novo Regimento Interno, que dispõe sobre a...

Ônibus da Moretti que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia bate em vaca

Um ônibus da Viação Moretti, que leva universitários de Barra de São Francisco para Nova Venécia, se envolveu...

VARÍOLA DOS MACACOS: Drª Natalia Pasternak esclarece dúvidas sobre a doença

O Brasil já registrou mais de 1.700 casos de varíola dos macacos em seu território, segundo o Ministério...

Prazo de entrega do ITR 2022 começa no dia 15 de agosto

    O prazo para entrega da declaração do Imposto Territorial Rural...

Saiba quem é o perito da Polícia Civil aposentado que desapareceu e teve carro encontrado incendiado no Espírito Santo

  O carro do perito aposentado da Polícia Civil do Espírito Santo Celso Marvila Lima, de 64 anos, que...

Barra de São Francisco investiu mais de 30% de receitas próprias na educação pública

Os municípios têm a obrigação constitucional de investir 25% de sua receita própria na educação e é comum...

Time do 2º BPM é vice-campeão da Copa ACS de Futebol Feminino

  As Leoas do Norte, time que representa o 2º Batalhão de Polícia Militar, foi vice-campeão da 1ª Copa...