Boa Esperança anuncia novas medidas para evitar coronavírus

O prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, anunciou na tarde de ontem, quinta-feira (19), a publicação de um novo decreto com novas medidas de prevenção para evitar o contágio do Coronavírus (Covid-19) e que serão adotadas partir de segunda-feira (23), em todo o Município. “Não temos casos suspeitos de coronavírus em Boa Esperança, mas é importante que a população continue se protegendo, com cuidados básicos de prevenção. Reunimos com todos os secretários e tomamos decisões que prevêem novas medidas que serão adotadas. Nesse sentido pedimos a compreensão e a colaboração das pessoas, principalmente aquelas idosas para evitar ir para as praças e locais de aglomeração”, salientou o prefeito Lauro Vieira.

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito se reuniu na Câmara Municipal com os vereadores e com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para informar sobre a situação, as novas medidas que estão sendo adotadas e discussão sobre o funcionamento do comércio local.

Com o novo decreto, o funcionamento das secretarias municipais e outras unidades administrativas, bem como o gabinete do prefeito, será de 7h às 13h, sem atendimento ao público. Dentre outras medidas de prevenção estão: escolas, campos e quadras poliesportivas estarão fechados e com suspensão das atividades.

FEIRAS LIVRES

As feiras livres, como a Feira Agroecológica, na Praça Angelina Spagnhol Covre, e a Feira no Hortomercado Municipal, estão suspensas a partir deste sábado (21).

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo doméstico terá novo cronograma. Será na segunda, quarta e sábado, das 16h às 22h.  Já a coleta seletiva será na segunda, quarta e sexta, das 7h às 16h.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Os serviços prestados com máquinas e equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural estão suspensos, com exceção do serviço de patrolamento e manutenção de estradas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é prestado pela Secretaria de Assistência Social e que atende crianças e idosos, também estará suspenso.

SAÚDE

Embora o município não tenha registrado nenhum caso suspeito de coronavírus, os atendimentos estão sendo restringidos, como, por exemplo, os atendimentos no Centro Médico e nas Unidades de Saúde, onde são atendidas, em média, 100 pessoas. Já os serviços fisioterapia e odontologia estão suspensos. Os serviços de consultas e procedimentos realizados fora do município, bem como cirurgias eletivas, também estão suspensos, inclusive, o transporte que era prestado pela Secretaria de Saúde para pacientes na Rede Cuidar e em hospitais na Grande Vitória.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Rosa Marin, nas unidades de saúde, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos. Quem estiver nessa condição, terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto, conforme protocolo do Ministério da Saúde anunciado nesta quinta-feira.

FESTA DA CIDADE

O prefeito frisou que não será realizada a Festa da Cidade este ano, considerando o decreto de estado de emergência, com medidas de suspensão de eventos públicos e privados que dependam de autorização da Prefeitura.

FÉRIAS PARA SERVIDORES

Os servidores municipais com 60 anos estão sendo dispensados para ficarem em casa. O governo municipal ainda irá antecipar férias para servidores, além daqueles funcionários já têm férias vencidas.

Leia mais

Leia também