Boa Esperança anuncia novas medidas para evitar coronavírus

O prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, anunciou na tarde de ontem, quinta-feira (19), a publicação de um novo decreto com novas medidas de prevenção para evitar o contágio do Coronavírus (Covid-19) e que serão adotadas partir de segunda-feira (23), em todo o Município. “Não temos casos suspeitos de coronavírus em Boa Esperança, mas é importante que a população continue se protegendo, com cuidados básicos de prevenção. Reunimos com todos os secretários e tomamos decisões que prevêem novas medidas que serão adotadas. Nesse sentido pedimos a compreensão e a colaboração das pessoas, principalmente aquelas idosas para evitar ir para as praças e locais de aglomeração”, salientou o prefeito Lauro Vieira.

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito se reuniu na Câmara Municipal com os vereadores e com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para informar sobre a situação, as novas medidas que estão sendo adotadas e discussão sobre o funcionamento do comércio local.

Com o novo decreto, o funcionamento das secretarias municipais e outras unidades administrativas, bem como o gabinete do prefeito, será de 7h às 13h, sem atendimento ao público. Dentre outras medidas de prevenção estão: escolas, campos e quadras poliesportivas estarão fechados e com suspensão das atividades.

FEIRAS LIVRES

As feiras livres, como a Feira Agroecológica, na Praça Angelina Spagnhol Covre, e a Feira no Hortomercado Municipal, estão suspensas a partir deste sábado (21).

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo doméstico terá novo cronograma. Será na segunda, quarta e sábado, das 16h às 22h.  Já a coleta seletiva será na segunda, quarta e sexta, das 7h às 16h.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Os serviços prestados com máquinas e equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural estão suspensos, com exceção do serviço de patrolamento e manutenção de estradas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é prestado pela Secretaria de Assistência Social e que atende crianças e idosos, também estará suspenso.

SAÚDE

Embora o município não tenha registrado nenhum caso suspeito de coronavírus, os atendimentos estão sendo restringidos, como, por exemplo, os atendimentos no Centro Médico e nas Unidades de Saúde, onde são atendidas, em média, 100 pessoas. Já os serviços fisioterapia e odontologia estão suspensos. Os serviços de consultas e procedimentos realizados fora do município, bem como cirurgias eletivas, também estão suspensos, inclusive, o transporte que era prestado pela Secretaria de Saúde para pacientes na Rede Cuidar e em hospitais na Grande Vitória.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Rosa Marin, nas unidades de saúde, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos. Quem estiver nessa condição, terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto, conforme protocolo do Ministério da Saúde anunciado nesta quinta-feira.

FESTA DA CIDADE

O prefeito frisou que não será realizada a Festa da Cidade este ano, considerando o decreto de estado de emergência, com medidas de suspensão de eventos públicos e privados que dependam de autorização da Prefeitura.

FÉRIAS PARA SERVIDORES

Os servidores municipais com 60 anos estão sendo dispensados para ficarem em casa. O governo municipal ainda irá antecipar férias para servidores, além daqueles funcionários já têm férias vencidas.

Leia mais

São Mateus registra sétima morte por Covid-19

Um paciente de 77 anos é a sétima...

Mais de 620 mil receberam auxílio emergencial sem ter direito: ‘Quero dar risada’

O auxílio emergencial foi criado para ajudar pessoas desempregadas e de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus. Porém, 620.299 pessoas que não têm direito ao...

Policiais prendem suspeito de assaltar loja no centro de São Gabriel da Palha

Uma loja de celular localizada no centro de...

Leia também

Inaugurada em Ecoporanga nova Casa de Passagem para acolher crianças e adolescentes

O município de Ecoporanga ganhou um novo espaço de amparo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abandono, a nova Casa...

Jesus pede respeito ao Flu na final da Taça Rio

Após a vitória por 2 x 0 sobre o Volta Redonda, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio, na tarde deste domingo, 5, o técnico...

Colatina chega a 40 mortes por coronavírus e tem quase 2 mil casos confirmados

O município de Colatina, localizado no Noroeste do Estado, chegou neste domingo (5) a sua 40ª morte por conta da Covid-19, doença causada pelo...

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...