Blinken diz a Lavrov que EUA responderão se Rússia agir “agressivamente”


Sputnik – O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniram para negociações, nesta quarta-feira (19), em Reykjavik, na Islândia.

No encontro, ambos admitiram que os países possuem discordâncias, mas enfatizaram que devem trabalhar juntos em algumas questões.

Além de tentar minimizar as diferenças entre as duas potências, o encontro tem o objetivo de confirmar uma eventual cúpula, em junho, entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin.

Blinken afirmou que os Estados Unidos desejam cooperar com a Rússia para tornar o mundo “mais seguro”. Porém, o secretário de Estado garantiu que o país responderá se Moscou agir “agressivamente”, conforme relatado pela agência de notícias AFP.

“Nossa visão é que, se os líderes da Rússia e dos Estados Unidos puderem trabalhar cooperativamente […], o mundo será um lugar mais seguro”, disse Antony Blinken durante a reunião bilateral em Reykjavik.

Para o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Moscou e Washington vão precisar se esforçar para uma futura cooperação.

“Estamos prontos para discutir todas as questões, sem exceção, se entendermos que as discussões serão honestas e baseadas na confiança mútua”, disse Lavrov a Blinken.


Leia mais

Leia também