Biden recebe nesta sexta líderes de bloco militar, em gesto de provocação à China


Sputnik – Nesta sexta-feira (24), o presidente Joe Biden vai acolher na Casa Branca a primeira reunião presencial de líderes de uma aliança do Indo-Pacífico, conhecida como Quad (Diálogo de Segurança Quadrilateral

Biden vai conversar com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o premiê japonês, Yoshihide Suga, e o premiê da Austrália, Scott Morrison, sobre uma cooperação mais próxima na resposta à Covid-19, à crise climática, sobre tecnologias emergentes e espaço cibernético. 

Antes da cúpula, os governos indiano e japonês saudaram o recente anúncio da criação da aliança AUKUS (Austrália-EUA-Reino Unido). O encontro de Biden com os líderes do Indo-Pacífico encerra uma semana de diplomacia para o presidente, na qual ele discursou na Assembleia Geral da ONU em Nova York e foi anfitrião de uma cúpula global virtual sobre a luta contra a Covid-19. 

O encontro do grupo na Casa Branca vai acontecer enquanto a China continua os esforços para fazer uma demonstração de força na região. Na quinta-feira (23), Pequim enviou 24 caças em direção a Taiwan depois que a ilha anunciou sua intenção de se juntar ao Acordo Global e Progressivo de Parceria Trans-Pacífico. A China criticou vigorosamente a aliança AUKUS.

21/09/2021
REUTERS/Kevin Lamarque

21/09/2021
REUTERS/Kevin Lamarque (Foto: KEVIN LAMARQUE)