Biden e Merkel querem unir forças contra Rússia e China


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram nesta quinta-feira (15) trabalhar em conjunto para enfrentar a Rússia e a China.

Biden disse que reiterou suas preocupações sobre a construção do gasoduto Nord Stream 2 entre Rússia e Alemanha sob o Mar Báltico, mas ele e Merkel estão unidos na crença de que a Rússia não deve utilizar a questão energética como uma arma.

“Estamos juntos e continuaremos juntos para defender nossos aliados do flanco leste na Otan contra as agressões da Rússia”, disse Biden em uma entrevista coletiva conjunta ao lado de Merkel.

O chefe da Casa Branca afirmou que os dois países irão defender os princípios democráticos e direitos universais. Biden se referiu às supostas ações da China contra o que chamou de sociedade livre e aberta. 

Os Estados Unidos e a Alemanha são importantes aliados na Otan, mas a relação vinha sofrendo sob o governo do ex-presidente Donald Trump. Biden e Merkel já se conheciam e trabalharam juntos lado a lado por anos. Ambos prometeram fortalecer os laços entre os dois países daqui em diante, informa o UOL.

Joe Biden e Angela Merkel

Joe Biden e Angela Merkel (Foto: Reuters)

Leia mais

Leia também