Biblioteca Nacional abre seleção para apoio à pesquisa sobre bicentenário da independência

Compartilhe

A Biblioteca Nacional (FBN), autarquia vinculada à Secretaria Nacional da Cultura do Ministério do Turismo, está com inscrições abertas para a concessão de bolsas para o desenvolvimento de pesquisas que tratem dos 200 anos da independência do Brasil. Os interessados têm até o dia 11 de julho para se candidatar a uma das quatro bolsas previstas, que terão o valor de R$ 30 mil cada, totalizando R$ 120 mil. Para se inscrever, os pesquisadores deverão encaminhar e-mail com uma cópia do RG, formulário de inscrição, cópia do currículo acadêmico da Plataforma Lattes atualizado e o projeto de pesquisa.

Veja edital AQUI.

Os projetos deverão conter, obrigatoriamente, como fontes principais ou objeto da pesquisa peças ou coleções dos acervos da Fundação Biblioteca Nacional, em qualquer uma de suas áreas. As obras utilizadas como fontes de referência, no caso deste Edital, não são consideradas principais nem objeto da pesquisa. A proposta deverá ser apresentada em até 15 páginas, incluindo-se a bibliografia, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, notas de rodapé em tamanho 10 e espaçamento simples.

Os selecionados deverão dedicar 20 horas semanais, no mínimo, às atividades de pesquisa previstas no projeto. Além disso, eles deverão apresentar plano de trabalho em até 30 dias após a assinatura do contrato contendo atividade formativa a ser oferecida aos servidores da FBN e/ou ao público em geral, com duração mínima de 8 horas. A atividade deverá preferencialmente ter relação com o projeto de pesquisa a ser desenvolvido. O objeto, a data da atividade e as condições em que será oferecida serão acordados com a Coordenação do Programa.

Os registros dos projetos inscritos, selecionados ou não, poderão fazer parte do cadastro da Fundação Biblioteca Nacional para fins de pesquisa, documentação e mapeamento da produção cultural brasileira, a critério da FBN.

PROGRAMA NACIONAL 

A Biblioteca Nacional disponibiliza o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa com o intuito de incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da Fundação Biblioteca Nacional, em qualquer uma de suas áreas. Pelos termos do programa, a FBN pode conceder bolsas de pesquisa a doutores, com desembolso mensal, por um período de um ano para pesquisadores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil.

Com informações do Ministério do Turismo

Saiba mais:

Banner

Biblioteca Nacional abre seleção para apoio à pesquisa sobre bicentenário da independência

Seleção vai até o próximo dia 11 de julho Foto: Divulgação MTur

Leia também

Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro no estado de São Paulo, diz Datafolha

CAROLINA LINHARES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida...

Batalhão de Missões Especiais inicia o I COESP 2022

A Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Missões Especiais (BME), deu início, nesta quarta-feira (29),...

Tudo que você precisa saber sobre a Covid-19

  O que é a Covid-19? Saiba quais são as características gerais da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19 A...

Marco legal das garantias deve entrar na pauta do Senado em breve

Após aprovação na Câmara dos Deputados, o novo marco legal das garantias (PL 4188/2020) deve entrar na pauta...

PL usa leis ‘femininas’ sancionadas por Bolsonaro para combater rejeição

JULIANA BRAGA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou 69 projetos de lei ligados à...

Mortes violentas caem 6% no Brasil em 2021, aponta anuário

O registro de mortes violentas intencionais, no ano passado, caiu 6,5% em todo o Brasil, apontou hoje (28) o Anuário...