Biblioteca Municipal de Vitória faz 80 anos e traz atividades culturais

Para celebrar as oito décadas de história da Biblioteca Municipal de Vitória, a Secretaria de Cultura (Semc) elaborou uma programação especial que começa nesta segunda-feira (26) e vai até sexta (30).

O “Clube da Leitura”, uma atividade dedicada ao estudo e à leitura de forma interativa de grandes obras internacionais, nacionais e da literatura capixaba, foi a ação escolhida para abrir a programação.

O 12º encontro do clube compartilhará a leitura do livro “Contos”, de Machado de Assis. Cada participante irá escolher um conto do romancista brasileiro do século XIX para ler, interpretar e debater.

A reunião será realizada por meio da plataforma Google Meet.

Oara participar, é preciso enviar um e-mail para bmvitoria@vitoria.es.gov.br e informar nome completo, endereço de e-mail e número do celular. As inscrições são gratuitas.

O link para entrar na reunião será disponibilizado aos inscritos por meio de e-mail.

Haverá clube da leitura, encontro com o escritor, contação de histórias, saraus literários, palestra e hora da poesia. O material será divulgado por meio de vídeos publicados no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória e no canal do projeto Viagem pela Literatura, na mesma plataforma.

A programação completa está disponível no site da prefeitura.

“Estamos felizes com esta data tão marcante daquele que é um dos principais equipamentos culturais da nossa cidade. São 80 anos disponibilizando saber e conhecimento às pessoas. Esse é, sem dúvida, um tesouro inestimável! Também não paramos no tempo. Hoje, além do acervo físico, temos mais de 19 mil obras disponíveis em formato virtual, uma robusta conquista no avanço para a democratização da cultura e da educação”, afirmou o secretário de Cultura, Luciano Gagno.

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com um acervo de cerca de 20 mil volumes físicos, dos mais variados temas, e mais de 19 mil livros em formato digital, em uma parceria com a Toca Livros e a ONG Recode.

O local conta, ainda, com um setor que reúne 120 obras em braille, numa parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Biblioteca Municipal faz 80 anos e traz várias atividades culturais — Foto: Flávio Almeida/Prefeitura de Vitória

Biblioteca Municipal faz 80 anos e traz várias atividades culturais — Foto: Flávio Almeida/Prefeitura de Vitória