BC lança hotsite com ações contra Covid-19

BC lança hotsite com ações contra Covid-19

O Banco Central (BC) lançou, nessa quarta-feira (1), um hotsite com informações sobre as ações do órgão contra os efeitos do novo coronavirus (Covid-19) na economia brasileira.

Segundo o BC, uma série de medidas fundamentais vem sendo adotadas para promover o bom funcionamento dos mercados financeiros. Uma delas é promover uma comunicação assertiva, tanto com os agentes econômicos quanto com os cidadãos de maneira geral.

No hotsite é possível ter informações sobre ações já adotadas e/ou em desenvolvimento pela autoridade monetária: desde normas jurídicas a detalhes que influenciam o dia a dia dos brasileiros, como o pagamento de uma conta, passando por notícias e outros aspectos sobre o tema que devem ser veiculados para que a economia do país possa funcionar da melhor maneira possível durante esta situação de adversidade. 

O BC informou também que “a situação está sendo tratada com a serenidade e a tempestividade que o momento exige e que não hesitará em usar todo o arsenal disponível para assegurar a estabilidade financeira e o bom funcionamento dos mercados”.

As medidas já anunciadas até aqui pelo Banco Central têm o potencial de ampliar a liquidez do Sistema Financeiro em R$1,2 trilhão, equivalentes a 16,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Além disso, outras medidas adotadas pelo BC para relaxar as exigências de capital das instituições financeiras têm o potencial de ampliar a oferta de crédito em R$1,16 trilhão.

As iniciativas, que englobam diversos setores, têm o propósito de manter o Sistema Financeiro Nacional líquido e estável; garantir um sistema capitalizado; oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise; garantir que o mercado de câmbio funcione com normalidade, sem perder liquidez; e manter as condições monetárias, sem prejuízo de manter a inflação controlada.

Para conferir essas e outras ações do órgão, acesse o hotsite pelo endereço https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/medidasdecombate_covid19 

Fonte: com informações do BC

Leia mais

Leia também